segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Matemática em geral e Geometria, em especial: o verdadeiro segredo para a criação dos personagens das animações da Pixar




O vídeo acima Numberphile: Math and Moviers (Pixar) (com legendas em inglês), descobri através das redes sociais, conhecendo o portal TIC aliadas à Educação, do Professor Edigley Alexandre, do Rio Grande do Norte, Brasil, que é graduado em Matemática, e leciona Geometria, Matemática e Física e se diz interessado em compartilhar o conhecimento matemático interligado à Tecnologia da Informação e da Comunicação.
Em sua postagem Matemática: o verdadeiro segredo para a criação dos personagens da Pixar (clique no link ao lado), que o Educa Tube toma a liberdade de reproduzir parcialmente, logo abaixo, o professor Edigley demonstra que:

"Na época do lançamento de filmes e animações em DVDs, adorava assistir os extras para ver, além de outras curiosidades, a parte técnica por trás da criação de cenários, personagens e tudo que diz respeito a computação gráfica.
A lembrança mais recente que tenho é da primeira animação de A Era do Gelo. Uma grande geleira desprende-se e cai provocando uma onda gigante. Nos extras esta onda nada mais é do que um cilindro em rotação.
Neste post compartilho uma extraordinária aplicação da Matemática na criação dos personagens nas animações da Pixar Animation Studios (fundada por Edwin Catmull e Steve Jobs em 1986).
O verdadeiro segredo dessa magia aparentemente intangível da casa não está na arte, mas na ciência. Sem a matemática pura e dura, muitas das histórias não teriam sido contadas como as conhecemos agora.
Um novo vídeo (acima), protagonizado pelo físico-chefe na Pixar, Tony DeRose, no portal matemático Numberphile, revela tudo isso. A chave não está nos uns e zeros dos computadores da empresa, mas na geometria".


Abaixo, indico a postagem do jornal El País, da Espanha, intitulada Como a Pixar usa a matemática para criar personagens apaixonantes (clique neste link), também sugerida pelo professor Edigley e que sintetiza numa frase todo o poder da matemática e da tecnologia no cinema atual de animação: "Tão importante quanto os roteiros são as formas geométricas sob a pele dos personagens".
Vídeos e textos que servem não somente aos professores de matemática e de informática, mas a todo educador para demonstrar ao aluno a importância da informação gerando conhecimento e entretenimento. Algo que o educador do século XXI precisa melhor utilizar, unindo o útil ao agradável, a tecnologia à educação em seu fazer pedagógico, contextualizando não apenas a matemática que existe em toda parte, mas a história e a inteligência coletiva que fez os primatas desceram das árvores, caminharem eretos, inventarem o fogo, a roda, os utensílios, as ferramentas e toda a parafernália tecnológica até os dias de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário