quinta-feira, 13 de novembro de 2014

“Sala de Estar dos Videogames”: Portal "Arquivo da Internet' libera cerca de 900 jogos de fliperama na web




Imagem acima, trata-se de notícia socializada pelo CANAL DO ENSINO a respeito de iniciativa do portal “Internet Archive” (Arquivo da Internet, ONG que preserva a memória da rede mundial de computadores, [que] liberou cerca de 900 jogos de arcade ou fliperama que foram sucesso entre as décadas de 1970 e 1990 para serem jogados no computador por meio dos navegadores (de preferência o Firefox).
Ainda conforme notícia: "Os jogos fazem parte de um dos esforços da entidade voltado à manutenção de games, chamado de “Sala de Estar dos Videogames”, criado em dezembro de 2013. Já eram oferecidos títulos para consoles clássicos como Ataria 2600, Atari 7800 ProSystem, ColecoVision, Magnavox Odyssey 2 e Astrocade.
Para disponibilizar games comuns em fliperamas, a Internet Archive criou uma nova categoria, a “The Internet Arcade”. Os games, como “Super Pac-Man”, “Golden Axe” e “Street Fighter II”, podem ser jogados no computador, graças a um trabalho de adaptação, que, porém, não é perfeito (Veja aqui)".

Uma iniciativa que serve também como diálogo entre gerações de pais e filhos, professores e alunos sobre o imaginário de cada geração a partir desta "Sala de Estar dos Videogames", que pode proporcionar essa interação entre jovens e adultos.
Segundo Jason Scott, que integra o projeto JS MESS, há a intenção de "disponibilizar na internet emulações de todos os sistemas já criados, para que sejam executados por qualquer navegador. Já foram alvo do trabalho desse grupo os sistemas de consoles como Master System II, Neo Geo, Nintendo GameBoy, além do sistemas de computadores da Apple, Ataria, Comodore e Tandy.
Para Scott, algumas pessoas vão jogar títulos pela nostalgia, outras tentarão games dos quais nunca ouviram falar. 'Minha esperança é que um punhado, uma pequena porcentagem, começará a construir formas de usar esse material em pesquisa, em textos e remixando esses velhos games para entender seus contextos'".

Abaixo, link para visitar o referido portal de jogos:

ARQUIVO DA INTERNET - VIDEOGAMES

Nenhum comentário:

Postar um comentário