quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Soar: belíssimo curta-metragem de animação para reflexão sobre a aprendizagem que acontece em toda parte




O vídeo acima SOAR, foi indicação da colega e amiga Josane Batalha Sobreira, educadora de Campinas (SP) Brasil e editora do Josobreira's Blog.
Trata-se de curta-metragem de animação digital em 3D, de Alyce Tzue, que já na primeira vez que assisti, me causou um profundo encantamento e em seguida, ao revê-lo, me aprofundou mais ainda a sensação, proporcionando-me mais reflexões a partir das cenas que se desencadeiam, e que me permitiram pensar sobre o processo de educação como um todo, não apenas o ensino formal mas a aprendizagem invisível (como diz Cristóbal Cobo), que ocorre além da sala de aula e dos muros da escola, no cotidiano extraclasse do aluno.
A história é simples e universal, mas encantadora:
Em um dia como outro qualquer - mas sempre destaco que nenhum dia, nem um só dia é como outro qualquer -, um menino solitário está no quintal de sua casa com seu pequeno avião de brinquedo tentando fazê-lo voar... sem muito sucesso. Com o manual na frente e o garoto não consegue manter seu avião de brinquedo no ar... Desanimado, tudo muda quando uma pequena mala cai literalmente em sua cabeça... e em seguida pousa sobre a mesa do quintal um avião que parece de brinquedo, mas é pilotado por um garoto em miniatura, que talvez tenha se desfeito de sua bagagem para manter seu voo...
Um garoto sonhador e um pequeno piloto se encontram por acaso, embora nada seja por acaso...
O imponderável faz com que os dois garotos, um gigante e outro diminuto se espantem um com o outro, pois aquilo desafia a lógica de cada um... O garoto em miniatura (que lembra o antigo seriado de TV Terra de Gigantes), com a hélice de seu pequeno avião com defeito vê sua esquadrilha seguir em frente pelo céu e ele ficar ali perdido. O lápis que é usado pelo ser diminuto, como uma arma de defesa, é pensado pelo garoto gigante como um meio de tentar consertar o pequeno avião. Depois de algumas tentativas, adaptando materiais à nova realidade, eis que a dupla obtém sucesso naquela empreitada em conjunto, transformando o avião em um balão aproveitando a força dos ventos.
O curta pode ser visto por educadores - sejam pais ou professores - como uma bela metáfora da aprendizagem que acontece em toda parte, unindo arte e cultura. O lápis como instrumento e arma entre as dimensões do ensinar e do aprender... Um vídeo que nos faz refletir sobre a questão do brincar, do imaginar e do sonhar de olhos abertos. De como a colaboração entre gigantes e pequenos, entre pais e filhos professores e alunos, mestres e aprendizes proporciona conhecimento a ambos. De que a teoria precisa da prática, do real se alimenta do imaginário, as grandes invenções foram antes de tudo sonhadas, imaginadas... Que inovar é transformar conceitos antigos e novas formas de entender o mundo ao redor, usando as forças da natureza e da natureza humana, iluminando a escuridão.
Muitas vezes precisamos dos outros para fazer nosso aeroplano voar, para encontrar nosso caminho seja na terra, no mar, como no ar. Que com organização, planejamento, metodologia, parceria, convergência de equipamentos e de pessoas com um objetivo em comum é possível superar as limitações voando alto e ainda por cima, sendo exemplo e sinalizando caminhos...
Um curta-metragem de animação que pode promover uma grande reflexão entre professores e alunos, pais e filhos, por conta dos aspectos artísticos e pedagógicos que contém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário