terça-feira, 27 de março de 2018
Escola de Lisboa ensina história e geografia a partir do Minecraft: da sala de aula para o mundo real, construindo um mundo digital
O vídeo acima Uma escola de Lisboa ensinando história e geografia com o Minecraft!, descobri na rede social e depois o encontrei no YouTube e é um material essencial para refletir sobre educação, tecnologia e sociedade na atualidade.
Como o título indica, trata-se de unir o jogo ao fazer pedagógico e tecnológico de uma escola, a partir do conhecido jogo Minecraft que permite construir espaços virtuais. Usar este recursos tecnológico para o ensino pedagógico de Geografia é algo criativo e originalíssimo. Os alunos saem para o mundo real munidos de tablet's e passam a simular essa realidade em um espaço virtual, formado por blocos e mais blocos, que é o Minecraft, tendo a professora como orientadora dessa atividade.
Uma bela ideia de unir educação, tecnologia e sociedade. De transformar gamers em alunos mais conectados com a realidade. De explorar o real através do virtual. De unir o útil ao agradável. Uma atividade que permite recriar virtualmente uma construção, um bairro, uma cidade, um país, dependendo da união de um grupo integrado conectado...
E o Minecraft, como bem demonstra o vídeo acima, não permite apenas a adaptação do espaço virtual para o geográfico, pode ser utilizado nas aulas de História, de Artes, de Física etc.
Criar um mundo virtual transformando a vida real de cada aluno, através do jogo e da educação, um desafio virtual que precisa se tornar realidade aumentada, no sentido de aumentar as possibilidades de interação, não apenas digital, mas pelas saídas de campo, pela observação de situações concretas, que poderão ser espelhadas no ambiente digital, como o Minecfrat ou outros jogos de blocos, de estratégia, de construção e interação. Reinvenção.
Nesta relação entre o virtual e o real, entre habilidades e competências, entre pais e filhos, professores e alunos, o ensinar e o aprender é uma via de mão dupla, pois todos aprendem e ensinam uns com os outros: os jovens dominam os jogos, os adultos têm uma experiência de vida e dessas trocas de saberes, não há vencidos apenas vencedores.
Um Mundo em 3D e as três dimensões da educação: o aprender o ensinar e o compartilhar as descobertas de forma coletiva. Eis, não apenas o futuro da educação, mas da própria sociedade. Um mundo conectado em que tanto professores como alunos podem ser arquitetos de seu saber, interligado, construindo não apenas construções e cidades imaginárias, mas construindo um conhecimento mútuo a partir dessa interação tecnológica, pedagógica e social. Atividades que desenvolvem a empatia, a criatividade e o espírito colaborativo.
Como diz uma das professoras do vídeo: transformar o pensamento abstrato é uma mais-valia cognitiva. A mais-valia é um conceito econômico ("do aumento do valor de um bem em razão de melhoria ou benfeitoria que lhe foi introduzida). De acordo com a Wikipedia: "Mais-Valia é o termo famosamente empregado por Karl Marx à diferença entre o valor final da mercadoria produzida e a soma do valor dos meios de produção e do valor do trabalho, que seria a base do lucro no sistema capitalista".
Quem quiser saber mais sobre essa experiência educacional, recomendo a leitura da matéria sobre o projeto, no kink abaixo:
Uma escola de Lisboa ensinando história e geografia com o Minecraft!
Observação: Caso não esteja visível as legendas, é possível ativá-la na barra inferior da janela, no ícone da engrenagem, selecionando o idioma para tradução.
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