sábado, 10 de março de 2018

Da Caverna, muito além de Platão, à (R)Evolução das TIC, Mídias e Redes Sociais: campanha publicitária homenageia Raul Seixas




O vídeo acima, METAMORFOSE AMBULANTE, trata-se de homenagem de uma empresa de telefonia e uma de equipamentos eletrônicos ao cantor Raul Seixas, o Maluco Beleza, e me foi indicado via Facebook da colega e amiga Josane Batalha Sobrera, educadora de Campinas (SP), Brasil.
Uma campanha publicitária em formato de curta-metragem mostra nossos ancestrais a cerca de 10 mil anos atrás, alguns deles caçadores-coletores, encontrando dentro de uma caverna algo misterioso: um sala com equipamentos eletrônicos conectados (logicamente uma referência aos produtos oferecidos pelas duas empresas).
Levados pela curiosidade, estes antepassados começam a mexer, manipular os estranhos objetos e um deles, faz uma interessante viagem no tempo, até os anos 1970: o cantor Raul Seixas, mais conhecido pelo apelido de Raulzito, que foi parceiro do letristas e hoje conhecido escritor Paulo Coelho.
Levados pela curiosidade, as crianças e jovens da atual geração são autodidatas, mas alguns pais e professores sentem-se desconfortáveis com as novas tecnologias. Mas é um movimento sem volta. Não há como voltar aos tempos das cavernas. As TIC, mídias e redes sociais estão cada vez mais integradas ao cotidiano social. Porém, na educação ainda estão sendo integradas aos poucos.
Entre as cavernas de Lascaux, na França, onde foram descobertas pinturas, desenhos denominados de arte rupestre e a Caverna de Platão, uma alegoria sobre a visão que temos do mundo, a partir das sombras, dos contornos e não da realidade, até os dias de hoje, muita coisa mudou. As tecnologias avançaram bastante. Nem toda revolução significou uma evolução. Nem toda novidade se configurou numa inovação. Todavia, música, arte, cultura, educação e tecnologia podem e devem dialogar no ambiente escolar. São as várias linguagens que permitem a interação, não apenas entre os colegas de uma mesma turma, mas entre o professor e seus alunos, os pais e seus filhos...
O vídeo publicitário em questão, além de ser uma homenagem a um talentoso cantor, consegue integrar suas ideias ao seu cotidiano empresarial. Ao unir Metamorfose ambulante com Eu nasci há 10 mil anos atrás, o vídeo consegue dialogar não apenas com a arte e a cultura, mas com a tecnologia, a educação e a sociedade.
Assim devem ser projetos educacionais, mesclando arte, cultura, tecnologia e sociedade, num diálogo entre gerações: de professores e pais com seus alunos e filhos... A arte como linguagem universal e atemporal é um dos meios para atingir essa finalidade...
A autêntica revolução é aquela que permita a evolução, não apenas dos equipamentos e suas novas tecnologias, mas que faz evoluir a própria sociedade.
Abaixo, alguns clipes de Raul Seixas, considerado por muitos como o "Pai do Rock Brasileiro":







Nenhum comentário:

Postar um comentário