domingo, 11 de março de 2018

Entre o "Pai Herói" e o "Professor Pardal": assim caminha a criatividade




O vídeo acima "Quando você deixa o pai sozinho com as crianças", encontrei na página Professor de Matemática, do Facebook e é um divertido vídeo caseiro em que mostra um "Pai Herói" criando uma brincadeira criativa com seu filho, ao estilo da personagem das histórias em quadrinhos e dos desenhos animados da Disney o famoso Professor Pardal, um inventor tido por uns como maluco, mas genial.
Pois então, o Professor Pardal d vídeo em questão é um pai criativo, imaginativo que transformou um triciclo pilotado pelo seu filho em um veículo moderno e ambientalmente adequado, movido pelo vento de uma espécie de aspirador de pó, cortador de grama ou algo similar, que não consegui identificar. Ao produzir vento, e consequentemente força motriz para movimentar um triciclo com uma criança, sem que esta precise pedalar, este pai genial, criou um veículo alternativo, uma invenção inovadora que não causa poluição e que com certeza marcará o resto da vida daquela criança.
Meu pai também era um inventor, um Professor Pardal e o que mais guarda de bom dele e de minha infância são justamente as brincadeiras, seus brinquedos artesanais, suas invenções e expedições ao imaginário, como pular muro de estádio de futebol para empinar pipas, subir na torre da igreja matriz, onde ele quando menino quis se jogar com um par de asas voadoras e muito mais...
O educador, seja pai ou professor, precisa muitas vezes inovar pela simplicidade, transformando ideias e conceitos e novos recursos de seus fazer pedagógico e social. É a simplicidade que permite a continuidade. E um projeto, seja de estudos, de trabalho ou de vida precisa ter uma margem para adequações à realidade local. Ou seja, precisa estar aberto, para experimentações para correções de rotas, para reinventar-se a cada dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário