quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Rambo citando Drummond: criativa edição de áudio e vídeo, unindo cinema e literatura




O vídeo acima Rambo recitando Drummond, foi indicação via Facebook pelo amigo Fernando Luis, músico poeta e artesão de Rio Grande (RS), Brasil.
Um hilário audiovisual, que além de ser uma criativa edição de áudio e vídeo, é um inteligente material unindo cinema e literatura. Impagável ouvir a declamação de versos pelo próprio poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade, sincronizado à fala da personagem de filmes de ação Rambo interpretada pelo ator Sylvester Stallone. Claro que se fosse o poeta Arthur Rimbaud com o poeta Drummond, combinaria mais. Mas é um exemplo do humor digital: unir cena do filme Rambo IV, com o áudio de declamação do poeta de Itabira (MG), num efeito quase perfeito. Parabéns à Confraria do Vento pela edição desse material.
E o incrível nisso tudo é justamente mesclar os opostos, e com essa atividade mostrar toda a criatividade, sintonia e sincronia. Um pequeno exemplo das possibilidades que a edição de vídeos e áudios proporciona, e que os professores podem com seus alunos, não serem meros receptores, mas produtores de conteúdo, ora irreverente, ora pedagogicamente relevante, mesclando arte e cultura, história e literatura, filosofia e tecnologia etc. Adaptar um poema para cenas do cotidiano e vice-versa. Usar cenas de filmes e adaptá-las para o ambiente escolar, promovendo dublagens criativas e originais, mesclando tudo com humor e criticidade, etc. Há inúmeras possibilidades que podem ser exploradas com a edição de vídeos e áudios escolares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário