sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Sussurrofone: telefone de brinquedo feito com PVC e metodologia de leitura e interpretação de textos adotada por escola pública




O vídeo acima, foi indicação via Facebook, pelo amigo Fernando Luis, poeta, músico e artesão de Rio Grande (RS), Brasil e trata-se do Sussurrofone, um equipamento criado de forma artesanal, com tubos de PVC, e adotado como metodologia de leitura e interpretação de textos por escola pública brasileira. É um telefone de brinquedo, construído artesanalmente e adotado por escola municipal de Curitiba, Paraná, e tem auxiliado à professora no exercício da leitura com seus alunos. Os resultados são além dos esperados, pois foi inicialmente pensando tal recurso a ser usado com os alunos com maior dificuldade de leitura, mas toda a turma quis participar do experimento. Algo criativo e de fácil execução.
Depois de uma pesquisa na internet, inspirado na pesquisa da professora Lucienne de Castro Gomes, feita por ela em 2016, mas que só foi ao ar ano passado, 2017, a professora Eliana Karan adotou com sua turma de 3º ano do ensino fundamental. Uma iniciativa que promoveu o incentivo à leitura e à escrita.
Abaixo, notícia sobre o tema, referente à professora de Inglês Lucienne de Castro Gomes, de Belo Horizonte (MG), que criou o objeto para facilitar o treino de pronúncia das palavras:

Toque de mestre: sussurrofone melhora desempenho dos alunos

Como o editor deste blog educacional sempre destaca, em suas andanças pelo Planeta Educação, visitando escolas, professores e alunos: o bom projeto é aquele que além de criativo é de simples execução, pois é justamente a simplicidade que permite a continuidade, por não envolver grandes recursos financeiros nem humanos.

3 comentários:

  1. Olá que legal que este trabalho está inspirando professores de todo Brasil. Este trabalho de pesquisa foi feito por mim em 2016, mas só foi ao ar ano passado, 2017. Fico muito feliz com tudo isso, mas por favor citem os créditos, este trabalho foi inspirado no meu trabalho, só por questão de reconhecimento, ja que não somos reconhecidos pelos governantes. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Lucienne! Sua brilhante ideia tem ajudado a muitos alunos.Introduzi o sussurrofone na minha turma de alfabetização no ano passado e foi um sucesso. Obrigada por compartilhar tão brilhante ideia.

      Excluir
    2. Oi, Lucienne, parabéns pela pesquisa e projeto segue atualização da postagem com os devidos créditos ao teu trabalho.
      https://educa-tube.blogspot.com/2018/08/sussurrofone-telefone-de-brinquedo-e.html

      Excluir