segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Reflexão sobre Arte e Cultura, Tempo e Espaço na Educação: Porque São As Crianças Menos Criativas Na Escola Que No Jardim Infância?




O vídeo acima Porque São As Crianças Menos Criativas Na Escola Que No Jardim Infância?, encontrei ao ler o Paper.li do colega e amigo José Carlos Antonio, educador de Santa Bárbara do Sul, São Paulo, Brasil.
O vídeo em questão, compartilhado com fins educativo, promove uma grande reflexão sobre a questão da educação no tempo e espaço escolares, a partir da análise da criatividade que é bem mais evidenciada na Educação Infantil (antigo Jardim de Infância) e que posteriormente, quando as crianças deixam de trabalhar coletivamente e passam a ser cobradas de forma individual, a própria criatividade se dispersa e, em alguns casos, quase desaparece.
Realmente, com o passar do tempo e as mudanças de espaços escolares, e da cobrança dos pais pelo conteudismo visando vestibular, concursos, trabalho etc, promove um distanciamento do alunado de questão universais como a arte e a cultura.
Já dizia Alfred Mercier: "Tudo o que aprendemos com prazer nós nunca esquecemos". Já Sir Kenneth Robinson destaca que: "Muitas pessoas altamente talentosas, brilhantes e criativas pensam que não o são, porque a coisa em que eram boas na escola não era valorizada, ou era na realidade estigmatizada" e que "Todas as crianças têm talentos tremendos e nós esbanjamo-nos impiedosamente".
Por fim, cabe lembrar a máxima de Alvin Toffler: "Os iletrados do século XXI serão não aqueles que não conseguem ler e escrever, mas aqueles que não conseguem aprender, desaprender e reaprender" e a de Alistar Smith: "Em tempos de mudança, os aprendizes serão aqueles que herdarão o mundo, enquanto que os conhecedores estarão lindamente preparados para um mundo que já não existe".

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