segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Experiência imersiva de Realidade Local em simulação em 3 dimensões (arte, cultura e sociedade) e em 360 graus




O vídeo acima, descobri no Twitter de Thomaz Araújo @Thomaz_ , com a seguinte legenda: "Não tire o celular de um adolescente, da nisso kkkkk".
Vídeo que serve a diversas reflexões sobre arte, cultura, criatividade e sociedade. Como a própria legenda indica, trata-se de, digamos, de uma experiência imersiva em 3 dimensões (arte, cultura e sociedade) e em 360 graus, só que ao invés de no mundo virtual, ao mundo real, através de antigas brincadeiras que os jovens do passado faziam, usando a criatividade, o humor e a originalidade, numa verdadeira simulação de jogo eletrônico, usando materiais simples do cotidiano nessa guerra imaginária, como capacete de motociclista, vassoura, mochila, frigideira e muito mais em apenas 29 segundos.
O poder do imaginário infantojuvenil de uma forma divertida e motivacional, utilizando o espaço cotidiano e a realidade local para dar vazão a criatividade. Não foi preciso usar alta tecnologia, tipo óculos VR, conexão 4k etc. Bastou uma ideia na cabeça e um celular na mão, parafraseando o grande diretor brasileiro Glauber Rocha.
Conceitos como imersão, 360 graus, realidade local estão presentes nesse vídeo aliados à tecnologia (de um celular) para capturar essas imagens criativas e humoradas. Nem sempre é preciso tecnologia de última geração para causar uma boa impressão e para contemplar projetos de inovação. Inovar é justamente transformar coisas antigas em algo novo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário