segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Pinturas vivas e a arte de Caravaggio em três dimensões: teatro, música e pintura em uma apresentação fenomenal (do barroco ao atual)




O vídeo acima Tableaux Vivants (Pinturas vivas), descobri no Facebook da colega e amiga Carla Kalindrah, educadora da cidade de Niterói (RJ) Brasil e trata-se de fabulosa recriação das principais obras do pintor Caravaggio, conforme lista abaixo, em ordem de aparição nessa maravilhosa apresentação: 01 - O Santo enterro 02 - A êxtase de Maria Madalena 03 - O martírio de São Pedro 04 - A decapitação de São João Batista 05 - Judith e Holofernes 06 - A flagelação de Cristo 07 - O martírio de São Mateus 08 - A anunciação 09 - Descanso da fuga do Egito 10 - Narciso 11 - A ressurreição de Lázaro 12 - A êxtase de São Francisco de Assis 13 - O adolescente Baco, o Baco.
Uma divina inspiração de mesclar música, pintura e teatro (ópera) em locais públicos, dando vida aos quadro do mestre italiano. Vídeo filmado por Simone Calgani e interpretado pela companhia de teatro "Ludovica Rambelli Teatro", apresentado na igreja de São Francisco da localidade italiana de Sutri (Viterbo), em 13/09/2018, acompanhada da música de Mozart e seu "Requiem em Ré menor K. 626"
Uma criação artística que envolve várias manifestações e que mostra como pode-se inovador, sendo autêntico e original. Uma perfeita encenação e teatralização de diferentes obras do artista italiano Michelangelo Merisi da Caravaggio, revivendo as pinturas do período barroco.
Abaixo, link para maiores informações sobre esse espetáculo fenomenal:

DANDO VIDA A CARAVAGGIO

Observação: NO ano letivo de 2018, como professor de Literatura, levei meus alunos do ensino médio do COLÉGIO SÃO PEDRO, da cidade do Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil, para viagens de estudo dentro do projeto PASSAPORTE LITERÁRIO, que indicava leituras, pedia resenhas e proporcionava experiências imersivas em 3D (arte, cultura e sociedade) e 360 graus, na realidade local, sem a necessidade de óculos de VR. No primeiro trimestre, quando em Literatura abordei Romantismo com o 2º aluno, a escola levou os alunos a conhecer a Bibliotheca Rio-Grandense, a mais antiga biblioteca do Rio Grande do Sul, com seus mais de 400 mil livro e construída justamente durante o período romântico; no segundo trimestre, em atividade integrada entre as disciplinas, fomos ao Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS, em Porto Alegre, e no terceiro trimestre, dentro do conteúdo de literatura do período barroco, visitamos a Catedral de São Pedro, a igreja mais antiga do Rio Grande do Sul, construída em 1757, em estilo barroco português. Três saídas de campo e de estudos, em experiências imersivas dentro do projeto Passaporte Literário. :-)
Abaixo, algumas imagens das referidas imersões:

PASSAPORTE LITERÁRIO:



Imersão 1: BIBLIOTHECA RIO-GRANDENSE (Rio Grande, RS)



Imersão 2: MUSEU DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA PUCRS (Porto Alegre)



Imersão 3: CATEDRAL DE SÃO PEDRO (Rio Grande, RS)




Nenhum comentário:

Postar um comentário