sexta-feira, 2 de novembro de 2018

A Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire, no game Super Mario World (jogos eletrônicos e educação)




O vídeo acima PEDAGOGIA SUPER MARIO WORLD #Meteoro, foi indicação indireta, via Twitter do colega e amigo Daniel Souza, professor de Geografia em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil e editor do blog O ócio recreativo.
Imaginem só "Super Mario World e Paulo Freire unidos em nome de um mesmo propósito. O que os dois têm em comum? A resposta está nesse vídeo" do canal Meteoro Brasil.
A ideia é interessante e recomendo assistir o material, pois quando trabalhei em projetos envolvendo a tecnologia na educação, muito me vali de a Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire, como referencial teórico. Conceitos como inacabamento, em que educar é um processo inacabado e em constante formação e transformação; de que "a leitura de mundo antecede a leitura da palavra", entre outras ideias freireanas tenho usado em meu fazer pedagógico e tecnológico, pois a atual geração lida coma leitura de mundo e de imagens, via jogos eletrônicos, audiovisuais etc, antes mesmo de adentrar à escola.
Penso que não apenas Super Mario World contém ideias de Paulo Freire, outros jogos como Minecraft podem ser usados dentro dos conceitos de a Pedagogia da Autonomia. O livro continua atual, assim como as ideias deste relevante educador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário