domingo, 11 de novembro de 2018

A corrida da vida e as lições que o esporte nos dá na grande maratona do viver




O vídeo acima, Marathoner heroically finishes Dallas Marathon with help of fellow runner | ESPN, descobri no Twitter e mostra um flagrante da final da Maratona de Dallas (EUA). A corredora à esquerda do vídeo chama-se Chandler Self e está completamente esgotada e quase não consegue se manter em pé, quanto mais correr estando apenas cerca de 180 metros da final. A outra jovem competidora de 17 anos é Ariana Luterman, uma aluna do ensino médio da Greenhill School, da equipe de revezamento, que não apenas ajuda a outra que corria sozinha, como também garante que esta chegue em primeiro lugar.
Chegar com dignidade - seja em qual for o local -, muitas vezes, é mais importante do que a posição que se venha a ocupar. Viver não pode se resumir a mera competição, de superação do outro, mas de superação dos próprios limites... De saber preservar a dignidade humana, a empatia, a alteridade e a solidariedade. Sempre!
Eis a grande lição que a vida e o esporte nos dão diariamente, sejamos meros espectadores ou corredores; sejamos profissionais ou amadores; sejamos pais ou professores.
O esporte é essencial para disciplinar o corpo e a alma, para promover a socialização e ensinar a saber perder e ganhar, desde a mais tenra idade. A prática de atividades físicas não pode se restringir à escola, em dias e horários previamente estabelecidos: caminhar, correr, nadar, praticar algum esporte é essencial para o desenvolvimento humano e social.
Nem sempre quem vence é de fato o merecedor, nem sempre perder é desabonador. O esporte ensina a todos que o espírito esportivo deve prevalecer junto a conceitos universais como liberdade, igualdade e fraternidade. E diria mais: de equidade, pois igualar os desiguais não significa promover a equidade que, conforme a Wikipédia: "Equidade consiste na adaptação da regra existente à situação concreta, observando-se os critérios de justiça. Pode-se dizer, então, que a equidade adapta a regra a um caso específico, a fim de deixá-la mais justa. Ela é uma forma de se aplicar o Direito, mas sendo o mais próximo possível do justo para as duas partes".
O conceito de inclusão tem a ver mais com a equidade do que com a igualdade, pois jamais seremos iguais a quem possui uma limitação ou deficiência, mas podemos adaptar os locais para permitir que TODOS convivam harmoniosa e socialmente. A escola é um local de socialização e de instrução escolar. A família deveria ser o espaço de educação ampla, de indicar limites e valores que são melhor trabalhados no ambiente escolar. Não há como "queimar" etapas, como num videogame e seu password. É uma corrida de longo percurso que todos terão que passar até entregar seu bastão à outra geração. Na maratona do viver, o vencedor não é o que chega em primeiro lugar - por motivos óbvios -, mas quem consegue manter-se ativo por mais tempo nesse trajeto, superando obstáculos, interagindo, caindo, tropeçando e se levantando, como no belíssimo e comovente vídeo acima, que lembra outra situação semelhante do esporte, ocorrida na maratona da Olimpíada de Los Angeles (EUA), em 1984, com a suíça Gabrielle Andersen, conforme a seguir:



Para saberem mais sobre a jovem corredora do primeiro vídeo, recomendo o link abaixo:

Ariana Luterman, a verdadeira campeã da Maratona de Dallas

Nenhum comentário:

Postar um comentário