domingo, 17 de março de 2019

O Preço da Grandeza: fantástica lição de vida do atleta e de superação do ser humano Kobe Bryant




O vídeo acima O Preço da Grandeza, é uma preciosa indicação do meu amigo e colega, meio-irmão por parte da Educação Robson Garcia Freire, educador carioca, residindo em João Pessoa, Paraíba, Brasil e editor do blog Caldeirão de Ideias.
Trata-se de mini documentário e lição de vida de Kobe Bryant, também conhecido como "The Black Mamba" foi um dos maiores jogadores de basquete do mundo! Aposentado, o astro da NBA a liga profissional de basquete dos EUA, conta um pouco de sua vida e sua trajetória no esporte a partir da compilação de diversas entrevistas reunidas nesse fabuloso audiovisual.
Bryant fala de sua ética profissional, do apoio da família, dos fundamentos do esporte, do condicionamento físico que se autoimpôs, do aprimorando das habilidades naturais, tentando superar os limites... Alguém que se reinventou usando a matemática a seu favor, treinando mais que seus adversários, buscando o grande salto de qualidade.
Kobe usa algumas metáforas para explicar sua vida, com profundos ensinamentos a quem, como ele, quiser chegar ao topo, mas não cair do penhasco, mantendo a resistência e a persistência.
Kobe foi segundo dados e a apresentação desse vídeo, "(...) um dos poucos atletas a ser escolhido no draft direto do ensino médio para a liga norte-americana, a NBA. Kobe, juntamente com o pivô Shaquille O'Neal e o vitorioso técnico Phil Jackson, levou Lakers a três campeonatos consecutivos na NBA, a chamada dinastia nos Estados Unidos - 2000, 2001, 2002. Após a temporada 2003-04, Shaquille O'Neal saiu do time e Kobe tornou-se a estrela principal do Lakers, sendo o cestinha da liga por duas temporadas consecutivas: 2005-06 e 2006-07. Nessas temporadas Kobe quebrou vários recordes pessoais e também da liga. Em 2006, fez 81 pontos num jogo contra o Toronto Raptors, segunda maior pontuação de todos os tempos, atrás somente dos 100 pontos de Wilt Chamberlain, marcados numa partida em 1962. Contudo, há analistas da NBA que defendem que a performance de Kobe foi melhor".
De acordo com esse atleta fenomenal, sua confiança vinha da preparação. Seu lema era: "não importa o quão duro você trabalhe, eu estou disposto a trabalhar mais duro que você" e que o adversário lhe inspirava a ser melhor, em aumentar sua competitividade, fazer sempre o seu melhor. Que com as derrotas, tirava ensinamentos, revendo as partidas na íntegra, pausando a imagem, colocando em câmera lenta pra descobrir as falhas, e corrigi-las. Que o cinema e os filmes de Rudy foram sua inspiração, além do também fenomenal Michael Jordan.
Bryant diz que treinou duro sem arrependimentos para quando parasse não tivesse arrependimentos. Dito e feito. Seu esforço valeu a pena e muitos prêmios e títulos. Seu sonho foi realizado: ser a melhor versão de mim mesmo, segundo ele mesmo, e de "todos os dias tentar ser melhor que no dia anterior". Algo fantástico que demonstra seu foco na carreira e nos objetivos de vida, finalizando com outra máxima: que que "o verdadeiro sucesso é fazer tudo com paixão e inspirar outra geração".
Uma lição de vida, não apenas para jovens e atletas, mas para qualquer ser humano, qualquer profissional, de que não basta gostar do que faz; há que se dedicar, planejar, treinar muito, superar limites para colher os frutos, seja pai ou filho, aluno ou professor.
Para ser grande há que se pensar igualmente grande e transformar sonhos em realidade, com muita força, fé e dedicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário