sexta-feira, 8 de março de 2019

Telefone sem fio: da brincadeira à dinâmica de grupo para trabalhar os níveis de linguagem e interpretação textual (verbal e não verbal)




O vídeo acima, que intitulei Telefone sem fio, foi indicação da amiga Ana Maria FP de Campinas, São Paulo, Brasil e trata-se de uma interessante dinâmica de grupo (o idioma falado é o búlgaro) que me lembrou aquela brincadeira de infância em que alguém diz uma palavra (ali, faz um gesto) e ao invés de cochichar um para o outro, todos estão enfileirados de costas uns para os outros, precisando interpretar a linguagem não verbal. O gesto inicial pelo condutor do evento era o que simulava o dar ignição em uma moto e sair rodando, mas a partir de alguns na fila, as coisas foram tomando outro rumo, até terminar com estranhos passado de uma dança "maluca".
Uma ação divertida, mas também interessante pois permite ao educador justamente trabalhar com os níveis de linguagem e de interpretação de texto (verbal ou não verbal).
Uma dinâmica de grupos que professores de Português, Literatura, Produção Textual e outros mais podem utilizar com seus alunos, numa espécie de ditado visual, podendo ser um verso de poema, uma citação, um ditado popular, uma piada, etc. A criatividade e a imaginação são os limites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário