quarta-feira, 6 de março de 2019

A pedagogia do afeto e a recepção curiosa e divertida na entrada da sala de aula




O vídeo acima, que intitulei Pedagogia do afeto, foi indicação via Facebook da amiga Jeane Voigt, futura pedagoga de Pelotas (RS), Brasil.
Trata-se de uma forma divertida e criativa de receber os alunos na entrada da aula: são quatro imagens e o alunos escolhe uma dela para ser recebido pela professoras: abraço, aperto de mão, dança ou soquinho.
A afetividade é tão importante quanto a metodologia e a didática, pois é ela, principalmente nas séries iniciais que estabelece uma relação de confiança e respeito entre o professor e o aluno.
Aprender a fazer escolhas, define também pro professor o perfil do alunado nessas 4 opções: o amoroso, o mais formal, o descontraído e o informal.
Uma técnica que pode ser utilizada em outras atividades em que os alunos façam escolhas que os reúna por áreas de interesse, tipo: projetos de aprendizagem envolvendo áreas do conhecimento, cada uma definida por um ícone ou imagem e por aí vai. Escolher participar de projetos envolvendo os reinos animal e mineral; as cores, etc.
Afinal, o termo pedagogia, vem do grego e significa conduzir, acompanhar crianças... E esse vídeo dialoga com isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário