terça-feira, 21 de maio de 2019

Virada Cultural e Plano B na Educação: das tecnologias às metodologias e didáticas




O vídeo acima, foi indicação via Twitter do amigo Alex Souza que compartilhou comigo o gosto que temos pelo grande menestrel Alceu Valença, um poeta, cantor e compositor brasileiro sem igual. No vídeo em questão, Alceu se apresenta em plena Virada Cultural de São Paulo (SP), Brasil e ocorre uma falha técnica nos equipamentos de som, mas de imediato o artista não se fez de rogado e pôs-se a movimentar aquela massa humana que aguardava pelo seu espetáculo.
O resultado? É essa coisa linda de se ver, em apenas 1 minuto.
O que alguns destacam como falhas técnicas, para um menestrel como Alceu Valença, foi uma oportunidade única de fazer cantar de improviso um coral de milhares de vozes.
Todo educador, muitas vezes, vai pro plano B com seus alunos, quando as tecnologias eletroeletrônicas falham. Se a didática é boa, os recursos metodológicos e tecnológicos são meios, nunca fins!
Se não tem datashow e notebook, usa-se quadro e giz; se não há livro didático, apela-se para a bagagem cultural, leva-se para uma biblioteca, faz uma saída de estudos numa experiência imersiva sem óculos VR, mas igualmente em 3D: educação criatividade e imaginação.
Aproveito para "lincar" nesta postagem o vídeo abaixo, de Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto, tocando as canções La Belle De Jour - Girassol, indicadas pela colega e amiga Berenice Teixeira Renê, de Rio Grande (RS) Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário