domingo, 26 de maio de 2019

"Não vai ter corte, vai ter luta": vídeo genial com humor inteligente e a valorização do professor




O vídeo acima "Não vai ter corte, vai ter luta" é uma genial produção do humor nacional brasileiro, da nova geração [se não me engano, do programa Zorra Total]. Humor refinado e inteligente, bem diferente de certos humoristas que flertam com o politicamente incorreto com a polêmica, com o escândalo, com a provocação e até a desonestidade intelectual.
No esquete humorístico em questão, há alusão a lema das manifestações nas ruas brasileiras em prol da educação e contra cortes das verbas públicas para as instituições de ensino. O hilário e genial de tudo é mostrar de forma didática a importância do professor na construção da cidadania, conseguindo um idealizado apoio do lado que faz a contenção.
As peças de humor precisam trabalhar com a ironia, o sarcasmo, com um outro mundo possível e acima de tudo com o ridículo do cotidiano em que é preciso defender o óbvio, de tempos em tempos.
Valorizar o professor é sinal de uma sociedade justa, humana, igualitária... Transformá-lo em adversário cercear a liberdade de cátedra sua autonomia dentro da sala de aula, com supostas paranoias mais lesivo ao próprio país. Neste ponto a realidade flerta perigosamente com a ficção em filmes e seriados distópicos.
Nem utopia tampouco distopia, precisamos que a Educação seja preservada, valorizada e tenha liberdade de atuação, pois já diz a sabedoria popular que "a educação é o futuro da Nação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário