sábado, 11 de maio de 2019

Quem joga entende: campanha que reflete o universo imaginário dos jovens através da cultura dos jogos




O vídeo acima, que trata-se de campanha publicitária de canal de esportes, intitulada Quem joga entende, descobri no YouTube e traz 5 pequenos vídeos de 30 segundos, quase vinhetas, mostrando de forma criativa e divertida o universo dos jovens e dos gamers pois de fato: quem joga entende aquelas situações apresentadas.
Algo que me permitiu uma breve reflexão de como é importante que o educador do século XXI - seja pai ou professor - conheça o contexto de vida e de mundo de seu filho e/ou aluno, para poder melhor interagir e estabelecer estratégias de intervenção social e educacional.
Os jogos eletrônicos além de diversão, podem ser também analisados sob a perspectiva múltipla: do gamer que joga e ensina a jogar, como youtuber do que desenvolve jogos, do designer, da estratégia, da gameficação no ambiente escolar etc.
Transpondo o universo dos jogos para o da literatura, por exemplo, podemos igualmente dizer que: "Quem lê entende" o modo de vida do leitor, que se transporta para países imaginários, tempos remotos ou avançados que esquece tudo que está a sua volta enquanto lê. Com a diferença que o leitor constrói, através de sua imaginação cenários, figurinos, fisionomias e tudo mais e que no jogo, já existem coisas prontas, com menos margem para a criação. Jogo eletrônico e livro são narrativas visuais e escritas, respectivamente, que complementam uma a outra. Antigamente livros e filme serviam de tema para jogos eletrônicos. Atualmente muitos jogos acabam sendo adaptados para o cinema e recebem uma versão literária e impressa ou digital. Intertextualidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário