sábado, 7 de setembro de 2019

Canção Infantil: música, poesia, literatura, cinema, educação e sociedade (clipe repleto de alusões ao imaginário infantojuvenil)




O vídeo acima Canção Infantil, foi indicação de uma aluna do 2º ano do ensino médio e trata-se de comovente videoclipe de Cesar MC com participação da cantora Cristal, carregado de diversas referências às cantigas e canções infantis e alusões aos contos de fadas, relacionando-os ao cotidiano de uma comunidade da periferia das cidades, que pode ser brasileira ou outra qualquer que sofre com a violência o medo, o desencanto.
Quem conta um conto aumenta um ponto, diz a sabedoria popular em diálogo com a citação de que "quem canta seus males espanta".
No vídeo em questão há uma cativante e criativa junção da música com a poesia, do cinema com a literatura, da educação com a sociedade.
Um rico material para ser trabalhado em produção textual com a letra da música e com as imagens do clipe.
A cena final, quando o cantor declama alguns versos sem acompanhamento musical e que uma menina (Esperança?) adentra ao palco fazendo-o olhar para a escuridão da plateia que se ilumina com as lanternas dos celulares é mágica, ainda que trate de um tema trágico e complexo.
Um videoclipe para todos os educadores - sejam pais ou professores - verem com seus filhos e alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário