sábado, 28 de setembro de 2019

Tamara: curta-metragem de animação sobre o sonho de uma menina surda em ser bailarina




O vídeo acima Tamara foi indicação de Lilian Baungratz de Oliveira, educadora de Santo Augusto (RS), Brasil e trata-se de curta-metragem de animação que aborda o sonho de uma menina surda em ser bailarina.
A animação foi produzido pelo studio House Boat Animation e dirigido por Jason Marino e Craig Kitzmann.
Como declara a matéria do portal Só Escola: "Um sonho inalcançável para algumas pessoas, mas não para a mãe de Tamara, que a incentiva: 'dance para as estrelas, não se acanhe'. O vídeo é bem curto, mas sugere uma quebra de tabu. As pessoas surdas, com o grau de surdez que for, têm potencial para serem o que quiserem! Tudo depende das oportunidades que são oferecidas a elas. A animação mostra como o apoio da família é fundamental para o empoderamento da pessoa com deficiência auditiva".
Superar as limitações que cada um tem é essencial e a família, a escola e a sociedade devem ser parceiros solidários nessas jornadas. A arte e a cultura são elementos integradores que proporcionam trabalhar com a autoestima, com a criatividade, a independência e a cidadania.
Um processo inclusivo requer que o aluno esteja integrado aos demais, promovendo a interação, adaptando espaços e tempos ao fazer pedagógicos, acolhendo e promovendo a emancipação de todos.

Um comentário: