sábado, 16 de novembro de 2019

Mitologia, Filosofia e História através de Games como Origins (Egito), Odyssey (Grécia) e Sindicate (Era Vitoriana): criativos jogos de linguagem




Já é senso comum que os jogos têm grande importância na aprendizagem e alguns professores têm se valido das mais variadas formas de jogos (esportes, de cartas, tabuleiros, digitais, eletrônicos etc) no ensino. Um dos primeiros que vi utilizar-se desse expediente é o professor Michel Gularte, de Criciúma, Santa Catarina, Brasil, editor do portal HISTÓRIA DIGITAL.
A imagem acima é do game Assassin's Creed - ORIGINS [vejam vídeo abaixo, comentado por gamer], que é ambientado no Egito Antigo com seus deuses e mitologia peculiares. O visual é deslumbrante, a jogabilidade é interessante e o mais relevante de tudo: é possível aprender (como aluno) e ensinar (como professor). Mais que isso: é possível aprender e ensinar nos dois polos educativos: professor e aluno, tanto que a indicação deste e dos demais vídeos que se seguem foi de minha aluna do ensino médio Sabrina Rosso, de Rio Grande (RS), Brasil, que adora Informática, Literatura e Cinema.
Como professor de Literatura e Filosofia, além de Produção Textual e PDI - Profissões digitais inovadoras, vi no material a seguir uma fonte incrível de interação entre professor e aluno, justamente nas 4 disciplinas que ministro, pois para trabalhar com Filosofia, antes deve-se tratar de mitologias; para ensinar Literatura é necessário compreender contextos histórico; para incentivar a escrita criativa e a interpretação de textos e a própria Redação há que se pensar como um storyboard (do cinema e games) e um storytelling (a arte da contação de histórias) e tudo isso está incluso nos vídeos, abaixo indicados:



Com o avanço da tecnologia, a arte tem cada vez mais se aproximado da realidade, na questão do visual impressionante de filmes e jogos, que adotam elementos gráficos de alta definição. Mas sempre é bom lembrar que Arte e Tecnologia caminham de mãos dadas desde suas origens. Pensem na arte rupestre: as primeiras manifestações humanas são justamente a fusão da arte de estampar as mãos nas paredes das cavernas, 20, 30 mil anos atrás, fazendo riscos, rabiscos, espelhando animais daquele tempo, usos e costumes e tudo mais. Porém, deve-se isso ao uso de uma tecnologia rudimentar: de extrair pigmentos de árvores, plantas etc. Desde as ORIGENS, arte e tecnologia são siamesas.
Além disso, Arte, Cultura e Tecnologia possuem sua Odisseia, como no vídeo do jogo Assassin's Creed - Odyssey que trata de forma deslumbrante da mitologia grega e de seus filósofos mais destacados, tendo inclusive uma parte do jogo que a Sabrina me indicou, chamada FESTA DE FILÓSOFO, em que são apresentados esses pensadores gregos e seus principais conceitos, e que o jogador avança através da resolução de enigmas diante de uma Esfinge.





Outra valiosa indicação da Sabrina é Assassin's Creed - SINDICATE, ambientado em Londres da Era Vitoriana, e que me remeteu ao ótimo seriado Penny Dreadful:



Por fim, lembrei de INFERNO DE DANTE, jogo inspirado na Divina Comédia, de Dante Alighieri, que é justamente uma quase ode à Filosofia entre o período medieval e o renascimento. Outro vídeo deslumbrante que pode ser utilizado tanto na aprendizagem como no ensino da Literatura, da Filosofia, da arte e cultura:



A leitura é um jogo de linguagem, os jogos possuem uma narrativa, não há bom escritor sem antes um grande leitor. Enfim, para se tratar de Produção Textual, há que se pensar na bagagem artística e cultural do alunado para que esse se valha dessa bagagem nas alusões e repertórios numa Redação. Tudo esta integrado, conectado, e os jogos eletrônicos podem ser um grande aliado nesse processo de ensino-aprendizagem, ainda mais que a atual geração é eminentemente audiovisual. Promover a associação entre a teoria e a prática pelas mais variadas formas podem proporcionar um maior significado e significação ao próprio ato de educar, em que ambos aprendem e ensinar uns aos outros: professores e alunos.
Aprendi muito com Sabrina durante as aulas e ensinei também a ela e seus colegas um pouco de minha bagagem, como professor. As indicações acima, considero relevantes, justamente por tudo que foi abordado.
Nas redes sociais, alguns colegas e amigos me indicaram outros materiais. A colega e amiga Lúcia Xavier, via Twitter, indicou-me Jeremiah McCall, professor e historiador de Cincinnati, Ohio, EUA, deditor do portal GAMING THE PAST, que também utiliza os jogos eletrônicos em seu fazer pedagógico.
Outro amigo digital, Marcius, via Twitter me indicou o canal ManyaTrueNerd, no YouTube, que tem algumas séries de jogos, como Total War, Crusader Kings 2 e Imperator: Rome que trabalha com essa questão (apesar do canal ser mais direcionado aos jogos de azar).
Portanto é possível trabalhar e estudar através de jogos: Mitologia, Filosofia, Literatura e Redação de uma forma criativa, divertida e associativa, além da simples memorização de conteúdos. Um bom jogo de linguagem a todos, pois todas essas áreas valem-se da linguagem e do jogo [direta ou indiretamente] para passar informação que gere conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário