sexta-feira, 8 de novembro de 2019

A importância do Conhecimento entre a teoria e a prática: nunca julgue um livro só pela capa




O vídeo acima, achei no Facebook e é um ótimo material para refletir sobre a importância do conhecimento.
Muitas vezes julgamos as pessoas mais pela aparência do que pela essência. Muitas vezes vamos descobrindo talentos natos com a convivência. Noutras vezes através do incentivo e da motivação, sejamos pais ou professores.
No vídeo em questão mostra exatamente isso: alguém que não possuindo o talento nato para o esporte, resolve fazer cálculos e medições para atingir seu objetivo que é conseguir o arremesso perfeito à cesta.
Lógico que essa dramatização é uma romantização, mas também uma metáfora do como o esforço recompensa de como o conhecimento se adquire pelo esforço; que a precisão é atingida pela repetição, seja no esporte ou não.
Afinal, mesmo que se tenha um talento é preciso, como um diamante, lapidá-lo. Por mais que se seja inteligente é preciso colocar em prática os conceitos, as fórmulas, equações e tudo mais. Há que se querer aprender para superar obstáculos e desafios.
Um vídeo motivacional que pode se tornar uma boa peça educacional, pela reflexão que ela permite ter entre pais e filhos professores e alunos.
A pedagogia do esporte no cotidiano. E nesse caso, que a famoso "lei do menor esforço" não se enquadra, pois para que sonhos se tornem realidade e que objetivos de vida sejam alcançados há que se bem calcular todas as constantes e variáveis. Como na frase atribuída a Thomas Edison: "A genialidade é 1% de inspiração e 99% de transpiração". E no vídeo em questão mostra isso de firma bem didática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário