quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

A educação do cidadão no século XXI: educação e cidadania por Fernando Savater ao Fronteiras do Pensamento




O vídeo acima A educação do cidadão no século XXI trata-se de Conferência de Fernando Savater, filósofo espanhol, feita em 2015 no projeto Fronteiras do Pensamento, que é destacado pela Revista Prosa e Verso, indicação via Twitter do meu colega e amigo Robson Garcia Freire, do Rio de Janeiro, residindo em João Pessoa, Paraíba, Brasil e editor do blog educacional Caldeirão de Ideais.
Educação e cidadania estão umbilicalmente ligadas e é muito importante refletir sobre essas relações sempre. Algumas reflexões de Savater são profundas e merecem destaque, como:

1. "A educação é uma revolução não sangrenta".

2. “Os pais educam por identificação, por amor, por seu exemplo. O professor não tem essa identidade, mas traz outras referências. Os valores para a vida não podem ser só familiares. Eles precisam ser sociais. Nenhuma relação é mais educadora do que as relações que acontecem na escola. Esse espaço é educador em si mesmo.”

3. “É preciso trabalhar a capacidade de persuadir e de ser persuadido, de discutir se uma opinião tem raiz na realidade”.

4. "A boa educação é cara, e quem mais necessita dela é sempre quem não pode acessá-la. São pessoas que não tem livros em casa, não tem acesso a oportunidades culturais. A educação é a arma contra a fatalidade social”.

5. “Instrumentos não educam. A educação passa sim pela relação entre as pessoas. O professor tem um papel primordial. Mas não podemos ensinar sempre a mesma coisa. É preciso ter tempo para estudar e isso também tem um custo. A boa educação custa caro, mas a educação ruim tem um custo ainda mais alto para a sociedade.”

6. “Formar pessoas completas, capazes de utilizar a democracia de uma maneira crítica e positiva”.

Essas seis citações serem para um amplo debate entre escola e comunidade sobre as prioridades da própria sociedade:
A primeira, que de fato, a revolução silenciosa é aquela promovida pela educação e os investimentos nela.
A segunda, indica o papel social de cada um (família e professores) e o papel socializante da própria escola.
A terceira, refere-se a essência do viver em comunidade, unindo teoria com praticidade.
A quarta, fala de valores e limites, valores a serem destacados, limites a serem ultrapassados.
A quinta, remete justamente ao ensino remoto, a pandemia, o home office, a educação a distância, o avanço das tecnologias, mas acima de tudo, da importância de valorização do humano numa relação entre humanos. Nenhuma máquina consegue substituir o bom professor e a pandemia está aí para comprovar isso. Porém, professor mecânico, robitizado, esse sim, será substituído facilmente por um robô, um algoritmo, um software ou app.
E a sexta citação, sibre a importância da formação crítica e emancipatória que a boa escola proporciona e que será para qualificar a própria sociedade".
Seis tópicos para promover um debate, uma roda de conversas, um projeto educacional, envolvendo professores, alunos e comunidade escolar.
Abaixo, segue link para a reportagem sobre o pensamento de Savater:

A educação do cidadão no século XXI

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