domingo, 27 de dezembro de 2020

História do Lego - Uma lição de persistência, resistência e resiliência: animação, memória, história, inovação e motivação




O video acima, História do Lego (Lego Story), foi produzido pela Lego para comemorar seus 80 anos, contando a história e trajetória da empresa que se tornou referência na área de brinquedos, primeiro feitos de madeira e depois de plástico.
Material para refletir sobre a arte do brincar e sobre a arte de construir brinquedos de montar, dando asas à imaginação. Por sinal, em dinamarquês, Leg godt (brinque bem) e em latim Lego significa (eu junto). Uma grande inovação no campo dos brinquedos e da própria educação, pois uma coisa é oferecer, como no vídeo indica, "soluções prontas às crianças" e outra é permitir que elas interajam, criem, reinventem, modifiquem, construam suas próprias brincadeiras e brinquedos. Um sistema de brincar foi criado a partir disso, assim como o sistema de ensino precisa se reconstruir periodicamente.
Como o vídeo demonstra, há que incentivar as crianças a explorarem, viverem, imaginerem e criarem seu próprio mundo, seja com peças coloridas de montar,s eja com as trocas e interações uns com os outros. Uma empresa que passou de pai para filho e o grande empreendimento educacional que é a criação dos filhos para o mundo.
Esta indicação preciosa foi feita, via Facebook, pela colega e amiga Josane Batalha Sobreira da Silva, educadora de Campinas, São Paulo, Brasil.
Abaixo a versão dublada para português brasileiro feita pela equipe da Voice Union Fabdubs, que professores podem usar com seus alunos da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental:



Eu, José Roig, educador, escritor e professor, em 2011, vendo meu filho brincar com os brinquedos Lego, tive a inspiração para criar um projeto de multiletramento, intitulado Lego Poema ou poesia em blocos de montar, vejam link abaixo, onde conto um pouco dessa experiência lúdica e educativa, que levei de forma diletante para diversas escolas da região aqui do extremo sul, do Rio Grande do Sul, Brasil, algumas vezes, acompanhado pelo meu filho:

Lego Poema ou Poesia em Blocos de Montar: Oficina de Criação Literária e o Multiletramento

Um comentário:

  1. Acho fantástica a história do Lego, brinquedo de que eu gosto até hoje, mesmo adulta. Porém tenho muita pena pelo fato de ser um brinquedo extremamente caro e elistista, que só permite aos ricos desfrutá-lo. Não sei se devíamos prestigiar tanto assim esse objeto. Um abraço.

    ResponderExcluir