domingo, 29 de novembro de 2020

"Entendendo o novo coronavírus": vídeo da FURG sobre a pandemia é eleito pelo público como melhor curta em Mostra da SBPC




O vídeo Entendendo o novo coronavírus, é um vídeo institucional produzido pela FURG - Universidade Federal do Rio Grande, da cidade do Rio Grande, extremo sul do Rio Grande so Sul, Brasil. Material audiovisual sobre a pandemia que foi eleito pelo público como melhor curta em Mostra da SBPC - Socidade Brasileira para o Progresso da Ciência.
O referido vídeo foi em primeiro lugar na categoria de curtas, pela seleção do público, da Mostra “As Ciências e a Pandemia de Covid-19”, promovida SBPC, cujo objetivo da mostra é a "de promover e difundir as iniciativas audiovisuais de divulgação e conscientização sobre a pandemia de coronavírus no Brasil, a mostra recebeu 58 vídeos de instituições de ensino de 14 estados do país". Em um tempo dominado pelas famosas Fake News (notícias falsas), o vídeo “Entendendo o novo coronavírus”, conforme a própria Universidade, "explica sobre a estrutura do vírus, como ocorre a infecção, quais são os sintomas e ainda mostra como diagnosticar e prevenir a Covid-19, de forma didática, a partir de uma narração explicativa e desenhos feitos a mão".
Uma bela ação e produção, de forma simples e didática, sobre algo complexo, reunindo as trocas de saberes entre pesquisadores de Biologia Molecular e Enfermagem com Diex e Secom da FURG.
Uma animação recomendada a todos, principalmente àqueles que negam evidências e para quem é preciso "desenhar" coisas óbvias, em tempos de negacionismo e relativismos que colocam em risco toda a população.
Para saber mais sobre o curta, recomendo link abaixo:

Vídeo da FURG sobre a pandemia é eleito pelo público como melhor curta em Mostra da SBPC

2 comentários:

  1. Olá Professor José Antônio,
    Estou encantada com a riqueza que esse material apresenta.
    Realmente, ele aborda de material objetiva todo o conteúdo, será de grande importância para as minhas aulas.
    Expresso meus votos de agradecimento, satisfação e realização em poder ser contemplada com conteúdos atuais e pertinente ao contexto que estamos vivenciando.
    Gratidão.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nilzete. Sim, um ótimo material de apoio. Fiz gradução, especialização e pós-graduação na FURG e é um universidade aqui do extremo sul do RS, muito vinculada à pesquisa e integrada à comunidade. Um abraço e bom proveito do material.

      Excluir