sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Por uma comunidade inclusiva: um experimento social impactante e comovente sobre Inclusão, Educação e Sociedade




O vídeo acima, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO - UM VÍDEO IMPACTANTE, encontrei no YouTube e trata-se de um audiovisual e expecimento social comovente, demonstrando o quanto somos todos seres sociais e sociáveis, além de influenciados e influenciáveis.
O experimento realizado em 2020 em Moscou, Rússia, produzido pela "Naked Heart Foundation", sobre uma sociedade mais inclusiva, mostra duas salas, sendo uma vazia e outra ocupada por uma criança com necessidade especial. As crianças maiores, já em idade de escolarização, incorporam valores dos adultos e das demais pessoas com quem convivem e preferem a sala vazia [provavelmente por conta de algum pré-conceito]; já as crianças menores não fazem distinção entre as pessoas e convivem de forma mais harmonioza com o menino solitário, agem como se fsse um novo amigo.
O grande desafio da educação inclusiva [e de uma sociedade igualmente inclusiva] é saber integrar as pessoas com equidade e não apenas igualdade, pois a igualdade pressupõe mesmos locais e formas semelhantes de tratamento. Entretanto, a equidade significa respeitar as diferenças, limitações, peculiaridades de cada ser humano, tentando aproximá-los do convívio social, estabelecendo pontes e não levantando muros.
Uma comunidade inclusiva requer dotar de meios, equipamentos e profissionais qualificados para esse desafio de promover não apenas a integração, mas a interação, a convivência e a equidade entre os diferentes.
Uma sociedade justa, fraterna e avançada precisa constantemente promover a crítica, autocrítica, avaliação e autoavaliação em prol de um convívio saudável para todos, num ambiente adaptável em que a inclusão seja pessoal, digital, social e profissional.
Este vídeo promove essa reflexão e cabe aos educadores - sejam pais e/ou professores - promoverem essa conexão, não apenas de equipamentos, mas de pessoas, sem interdições nem pré-conceitos.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário