quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Rebobinar [Rewind]: impactante episódio 03 da série The Twilight Zone [Além da Imaginação, temporada 2019] que trata de racismo estrutural e viagem no tempo




A imagem acima, encontrada na internet, é meramente ilustrativa do episódio 03, do seriado The Twilight Zone, temporada de 2019, do portal de streaming Amazon Prime. Série criada por Rod Serling, e que no Brasil foi batizada de "Além da Imaginação", e já teve diversas outras temporadas nos anos 60, 80, início dos anos 2020 e recentemente a temporada de 2019, sendo que o episódio em questão é intitulado "Rewind" [Rebobinar], tratando inicialmente de viagem no tempo, através do retroceder de imagens gravadas numa antiga câmera filmadora com fita magnética, mas pouco a pouco o espectador começa a pensar que se trata mesmo de uma experiência social de alegoria, travestida de ficção científica e suspense, remetendo ao racismo estrutural, a discriminação racial e a violência contra os negros, que se repete, ainda que se tente "rebobinar" e recomeçar a história. O próprio termo retroceder, que vem de retrocesso permite pensar no movimento oposto, que é avançar, ultrapassar limites, buscar novos caminhos, sempre avante.
Um episódio impactante, avassalador e perturbador, pois remete a uma questão quase institucional, e que pode ser feito um paralelo entre EUA e Brasil, no que tange seus passados escravocratas, a luta pelos direitos civis, as cotas raciais, a violência policial e muito mais.
Logo abaixo, fragmento de cena final do referido episódio para aguçar a curiosidade do educador [seja pai ou professor] que queira utilizá-lo como material de apoio à produção textual [ativem legendas e tradução nos ícones no canto inferior direito da janela de exibição do YouTube]. Em tempo: Sempre recomendando ver o original, atualmente à disposição no serviço de streaming da Amazon Prime Video.



Um ótimo material para aulas integradas de Linguagens e Humanas, envolvendo interpretação de imagens e escrita reflexiva ao final e que indico com o marcado #CinEducação neste blog educacional. Pode-se também tratar de filosofia, sociologia e tecnologia, além de história, memória, cinema e literatura em sala de aula.
Abaixo, seguem dois vídeos complementares, já que não foi possível inserir o episódio "Rebobinar" neste blog educacional, mas que tratam de "Rewind" e comentam sobre o próprio seriado cult The Twilight Zone [Além da Imaginação]: Primeiro, o canal CINEMA FALADO e em seguida do canal REFÚGIO CULT, ambos são espaços de crítica cinematográfica:





Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário