domingo, 19 de março de 2023

Criativo e divertido comercial da franquia Star Wars para jogo eletrônico sobre a rivalidade entre dois vizinhos imaginativos




O vídeo acima, Star Wars Battlefront 2 Official Rivalry TV Ad, descohri no Tik Tok e trouxe do YouTube para meu blog educacional para analisar esse divertido e criativo comercial do jogo eletrônico para PS4, que une o universo de Star Wars à vida de duas crianças que crescem em sua rivalidade, convivendo entre realidade e imaginação.
No transcorrer da história, doces rivalidades têm alimentado nossa imaginação e realidade, como ciência e ficção, cinema e literatura, vida e idealização.
Notório o quanto a ficção científica de Julio Verne, H.G. Wells, Lovercraft etc alimentou sonhos de jovens que se tornaram cientistas, como Carl Sagan, Neil DeGrasse Tyson e outros. O movimento reverso também, pois muitas teorias e teses científicas são transpostas para o metaverso da ficção. Uma depende da outra e rivalizam com o público leitor pelo gosto entre o sonho e a realidade, entre o real e a ilusão desse real, entre o que é o que que poderia ser ou ter sido...
A imaginação é um poderoso mecanismo de sobrevivência e é ela que nos distingue, por exemplo da mais poderosa Intelig~encia Artifical, que vive a partir de comandos, programas, algoritmos, primeiro imaginados por um ser humano.
Em tempos de ChatGPT e outras sofisticadas IAs, cabe lembrar que nada supera a imaginação humana, apesar dos pesares, e o que nos faz humanos é justamente essa imprevisibilidade, criatividade e forma de ver o mundo e interagir nele.
Se as máquinas ainda dominarão o mundo e teremos que nos defender delas, ainda é mera conjectura e previsão catastrófica, sem amparo no real, mas que os humanos, com sua experiência, intuição, imaginação poderão sempre tentar reverter alguma situação, improvisando algo que nenhuma máquina tenha cogitado nem saiba "imaginar".
Encaro esse comercial como uma bela homenagem ao espírito imaginativo que cada um traz dentro de si, e qu, com a interação de outros, passa a criar um outro metaverso, que se usado para estabelecer conexões entre humanos e não apenas máquinas, poderá um dia, quem sabe, revolucionar a própria sociedade, compartilhando saberes, emoções e buscando soluções para os grandes problemas da humanidade. Não custa sonhar!

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário