sábado, 18 de março de 2023

Closet Space [Espaço do armário]: curta-metragem de suspense e proposta de produção textual




O vídeo acima, Closet Space [Espaço do armário], é um criativo curta-metragem com roteiro, direção e interpretação de David F Sandberg e Lotta Losten que leva o espectador a refletir sobre esse outro lado que temos na vida. Mais que um curta de sci-fi, sobre multiversos, serve também para se pensar sobre as múltiplas realidades que a vida nos reserva entre o sonho e a realidade, entre o ideal e as possibilidades.
Há certos enigmas a serem descobertos, como o motivo de coisas serem duplicadas e pessoas sumirem naquele estranho armário. O ter e o ser? Valores e limites. Fronteiras e imaginação. Consumo e ideologia. Utopia e distopia.
Muitas vezes já usei clipes, curtas e animações com uma proposta prévia que na prática com alunos se transformou, a partir da leituras e releituras dos mesmos. Videoclipes despretenciosos se tornaram experiências imersivas incríveis a partir do múltiplo olhar de uma turma de alunos do ensino médio, por exemplo, ressignificando o próprio material.
Assim como em As Crônicas de Nárnia há um guarda-roupa que é uma passagem para um mundo mágico, Closet Space, encaro como uma inteodução a uma história em aberto. Um belo material que poderá ser o início para uma oficina de leitura e interpretação de imagens e escrita criativa.
Abaixo, cena emblemática de Pique Esconde, no filme As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, em que as crianças descobrem uma passagem secreta dentro do móvel da família:



Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário