sábado, 4 de março de 2023

Estudante indiana desenvolve sistema de Inteligência Artificial que "traduz" linguagem de sinais para o inglês [inclusão digital e social]




O vídeo acima, Priyanjali Gupta Vellore Institute Technology built AI model, translates sign language to English, descobri no Instagram, no perfil @davision.eth e depois achei no YouTube. Trata-se de iniciativa de Priyanjali Gupta, estudante indiana de 20 anos, cursando Ciências da Computação na "Vellore Institute of Technology", de criar algo inovador de de real valor para o mundo, a partir de provocação/motivação da mãe.
Prianjali, então, passou a desenvolver um sistema de Inteligência Artificial que traduzisse a linguagem de sinais para o inglês, obtendo o sucesso, valendo-se de uma iterface aberta, já existente, chamada de Tensorflow, para captar através de sensores seus movimentos diante da tela, transferindo aqueles dados para um software de IA, que literalmente "lê" os sinais e os decodifica para o inglês, através de legendas.
De acordo com o perfril @davision.eth, Gupta se inspirou em um vídeo produzido pelo cientista Nicholas Renotte sobre detecção de linguagem de sinais em tempo real.
Ainda, conforme a matéria, o invento de Priyanjali dialogo com outra invenção semelhante, dos estudantes Thomas Pryior e Navid Azodi, da Universidade de Washington, que em 2016, criaram uma luva denominada "SignAloud", que traduz liguagens de sinais em áudio e texto, projeto este premiado pelo conceituado MIT - Massachessetts Institute of Technology.
Vendo este vídeo lembrei também do aplicativo HandTalk [Mãos que falam], desenvolvido por jovens brasileiros, em relação a tradução da linguagem de sinais e que foi premiado pela ONU, em 2014, e já destacado neste blog educacional, vide link abaixo:

Hand Talk: aplicativo brasileiro que traduz português para Libras (inclusão social e tecnológica)

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário