sábado, 9 de março de 2024

Linguagem e tecnologia: a importância de um ótimo vocabulário para poder lidar com inteligências artificiais




O vídeo acima encontrei no Instagram do Instituto Lapidare e trata-se de audiovisual muito oportuno, já que muito se fala da questão da Inteligência Artificial e suas implicações. A fala do entrevistado é muito impactante, pois o mesmo declara que o vocabulário do jovem atual é 40% menor que de um jovem dos anos 50 do século passado e que tal situação tem implicações enormes, principalmente na IA, ao formular "prompts" [comandos] para que essas possam executar diversas atividades. De fato, a sintaxe superficial promove comandos também superficiais, seja na utilização das IAs, como na produção de textos os mais elementares.
Um dos fatores para a diminuição do vocabulário entre gerações, deve-se, evidentemente, ao apelo das mídias digitais e a falta de leitura no mesmo nível que os jovens do passado, que não possuíam os mesmos estímulos visuais e digitais: videogames, internet, jogos eletrônicos, streaming etc.
Um bom tema para elaborar uma redação, promover um debate e uma reflexão.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário