domingo, 3 de março de 2024

Metodologia e didática: teclado raiz e os modos de tocar o coração de alguém de forma simples e/ou sofisticada




O vídeo aleatório acima, do musico Thiago Macedo, intitulado inicialmente de Teclado Raiz, depois de "FEED E GOOGLE 2 FORMAS DE TOCAR música completa final" que encontrei por acaso nos vídeos correlatos do YouTube, quando ouvia algumas músicas, enquanto trabalhava online, promoveu-me uma breve reflexão sobre metodolgoia [recursos pedagógicos e tecnológicos] e didática [a forma de praticar uma ação].
Como educador, seja pai ou professor, diante de alunos e filho, sempre pervebi que há diversos modos e métodos de se conseguir "tocar" o coração de um filho ou aluno. Inicialmente de forma simples, para consolidar ideias, conceitos, definições, e depois ampliá-las de forma mais complexa, interligada a outros temas, promovendo a associação de ideias, temas, habilidades e competências.
Sempre comparo a construção do conhecimento ao da construção civil, quando observei operários diante de um prédio sendo erguido, de cima pra baixo, a partir das fundações, aliverces [educação básica: ensino fundamental e médio] e o acabamento vindo em sentido oposto [de cima pra baixo, como reboco, pintura, adereços e tudo mais, como deve ser a graduação e pós-graduação].
Aprender e ensinar pode ser como ouvir música, cheio de acordes que levam a despertares. A metodologia e didática musiciais podem inspirar às metodologia e didática educacionais.
Em tempo: Esta postagem não se trata de divulgação comercial de algo ou alguém, já que este blog se mantém desde sua fundação, em maio de 2009, sem fins lucrativos. É um vídeo meramente ilustrativo, como todos os que são postados neste espaço de trocas de saberes, visando refletir sobre possibilidades de educar de forma criativa, inovadora e cidadã.
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário