domingo, 10 de março de 2024

O Trem da Vida: eu ainda me lembro [clipe que parece curta sobre o que nos locomotiva nas estações da existência]




O vídeo acima, I Still Remember [Eu ainda lembro], clipe da banda Bloc Party, redescobri recentemente, por acaso, ao pesquisar algo e encontrar o referido videoclipe em meu primeiro blog educacional, chamado Letra Vida do Roig, que ficou de lado, quando fundei o EDUCA TUBE BRASIL.
O vídeo em questão, naquele distante 2007, serviu-me como uma retrospectiva de ano e de vida, promovendo uma reflexão sobre projetos passado e sonhos futuro, comparando a vida a um trem numa estação e seus doze ou mais vagões, como os meses do ano, que os carregamos, dentro da locomotiva que é mente da gente.
Um clipe que parece um curta, mesclando diversas imagens do protagonista, até o final, atravessando paisagens, passando por estações do clima e de trens, conduzidos por trilhos que levam a trilhas, caminhos, assim como a existência humana, dentro da locomotiva biológica que é a nossa mente que nos conduz para projetos e sonhos, trabalhos e viagens, certezas e dúvidas...
No Trem da Vida, alguns descem nas estações, seja a Primeira de Mangueira [alusão ao Canrval], seja nas estações da Via-Crúcis [da um tem o seu Calvário interior e suas cruzes a carregar]; outros somos são passageiros que se deixam levar, maqs tem os que são os condutores, os maquinistas da própria viagem, além daqueles que precisam alimentar com o "carvão" o maquinário que move o trem pela ferrovia, os que carregam as bagagens pesadas dos outros e assim por diante.
Clipes são ótimas narrativas em curta-metragem que servem para estimular o aluno a interpretar textos a partir de imagens, podendo ser em aulas de Língua Portuguesa em atividade interdisicplinar com a Língua Inglesa, em produção textual, artes e muito mais. #ficaadica

Para complementar essa postagem e ideias, vejam abaixo, dois clipes a partir da mesma canção So Here we Are [Então, aqui estamos; tradução livre deste blog], da mesma banda. O primeiro clipe, a seguir, versão original de 2006, e o outro, mais recente, de 2023, que servem a diversas interpretações no tempo e espaço, principalmente os escolares:





Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário