terça-feira, 30 de julho de 2024

Namoro virtual: Repórter conta em podcast como foi o experimento social [namorar uma IA] e a intertextualidade com o cinema




O vídeo acima, que intitulei NAMORO VIRTUAL, trata-se de PODCAST do entrevistador José Roberto de Toledo do UOL sobre o experiemnto social da repórter Camila Brandalise sobre o namoro dela com uma inteligência artificial. A experiência durou dois meses e custou cerca de R$ 100 por mês, o preço da assinatura do aplicativo REPLIKA, segundo Camila, que iniciou com um amigo virtual gratuito, depois migrando para o namorado virtual pago de 19,90 dólares, ou 100 reais por mês.
Uma experiência que em determinados momentos me remeteu a filmes como Her [trailer abaixo], como Joachin Phoenix, que é um solitário escritor de cartas para solitários e que compra uma IA pela qual se apaixonado, com um final supreendente que nos leva a reflexões sobre como em algumas circunstâncias a ficção antecipou a realidade. Principalmente na questão da desconexão com o humano e conexão brutal ao digital que alguns hoje se mantêm. E da questão dos clichês muito presentes nas IAS, pois são parafraseadores do que já existe no mundo digital, nada de fatoc riam, tudo copiam e transformam, pra Lavoisier ficar com as perucas arrepiadas. ;-)



Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

segunda-feira, 29 de julho de 2024

Manual de Sobrevivência da Literatura Brasileira: seriado infantil da TV Brasil que trata de um portal para diversos mundos da literatura nacional




O vídeo acima, abertura do seriado infantil "Manual de Sobrevivência da Literatura Brasileira", da TV Brasil [TV pública, criada em 2007, que reúne ede de emissoras públicas brasileiras com uma programação que reflete a diversidade cultural e social do país]. A referida atração, anteriormente citada, conta com a direção de Aly Muritiba, que chegou na TV Brasil Animada, em junho de 2024.
Conforme nota da EBC [Empresa Brasil de Comunicação], a referida série "acompanha os primos Gabriela e Rodrigo em uma aventura no mundo dos livros. A obra é uma produção independente realizada por meio do edital do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav) TVs Públicas." Ainda, segundo a EBC: "A atração vai ao ar de segunda a sábado, às 10h30, dentro da faixa TV Brasil Animada, dedicada à programação infantil. A emissora é uma das principais janelas em TV aberta para animações nacionais e conteúdos voltados a esse público. São mais de quatro horas diárias de conteúdo para crianças, livres de inserções comerciais, com transmissão para todo o país por intermédio das emissoras afiliadas à Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), gerida pela EBC".
Sinopse: "Em Manual de Sobrevivência da Literatura Brasileira, os dois protagonistas recebem uma visita inesperada do avô Edgard, que desencadeia uma aventura mágica. Uma biblioteca secreta e mística se revela num portal para os diversos mundos encantados da literatura brasileira. A cada livro, a dupla encara um novo desafio e embarca em missões sob a tutela do avô".
Dados técnicos: A direção da série é de Diego Lopes, Cláudio Bittencourt e Aly Muritiba, responsável por produções de peso na TV e no streaming, como “Carcereiros”, “O Caso Evandro” e “Cangaço Novo”.
O canal TV Brasil possui uma variada programação, disponível no You Tube:

TV BRASIL - YOUTUBE

Abaixo, destaco dois interessantes vídeos da TV Brasil, em seu canal do YouTube, tratando de temas contemporâeos e relevantes:





Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

domingo, 28 de julho de 2024

O que não te contam sobre o Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes [PISA]: educar é investir mais no humano do que no maquinário [prof. Glauco Santos]


@glaucosantosprof Toda vez que saem os resultados do Pisa, maior avaliação mundial sobre educação, os ditos “especialistas” em educação dos institutos e fundações empresariais saem na TV e nos jornais sugerindo uma série de medidas que os Professores deveriam fazer para que o Brasil suba no ranking do Pisa. 🤦🏽‍♂️ O que ninguém fala é que esses países do topo só estão lá, porque investiram pesado na qualificação, na remuneração e no status social dos Professores. 🤓 Só com valorização do trabalho docente é que conseguiremos transformar a educação brasileira. 💪🏽 #peofessores #professor #professora #pisa #educacao #finlandia #noruega #estonia #china #cingapura #ranking #escola ♬ som original - Prof. Glauco Santos


O vídeo acima, encontrei no Tik Tok do professor Glauco Santos e é um audiovisual de curtíssima duração, mas que permite longas e profundas reflexões, análise e debates dentro do ambiente escolar [entre professores, gestores escolares, funcionários, alunos e pais], no ambiente familiar [entre pais e filhos] e no ambiente político e social [entre gestores públicos, empreendedores, empresários etc.
Muito se fala Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes [PISA}, mas como bem destaca o professor Glauco Santos, muitas vezes é uma análise quantitativa [números, dados, estatísticas], porém, nem sempre qualitativa, como ele propõe. Ao invés de focar apenas nas metodologias e equipamentos eletro-eletrônicos, que tal a devida valorização salarial e reconhecimento social dos educadores? Investir na carreira, como faz a Finlândia e outros países, que garantem a formação profissional do professor até o mestrado, dando-lhes salário digno, turmas de até 25 anos e não 40, 50. Os profissionais do ensino sendo destacados por governo e sociedade, e não aqui, sendo vítimas de fake news, de ataques sistemáticos por extremistas, tendo que lidar com pressões as mais variadas, baixos salários, falta de infratestrutura, principalmente na rede pública.
O PISA avalia o rendimento dos estudantes, mas também das escolas e dos professores, de forma indireta, mas sem analisar profundamente as reais condições socioeconomicas e estruturais das escolas. É uma reality show distanciado da realidade local.
Investir no capital humano, mais do que nos equipamentos tecnológicos, pois com uma boa formação e capacitação continuada, o próprio professor vai se atualizando, revendo seus métodos, trocando experiências com seus pares.
O que assistimos atualmente, no contexto brasileiro, é uma invasão, interferência cada vez maior de elementos sem formação na área, de celebridades a apresentadores de TV, de jogadores de futebol a pastores midiáticos, de políticos extremistas a influencers digitais, todos querendo "ensinar o padra e rezar a missa", como diz aquele ditado popular.
Não vemos professores querendo impor seus métodos a quem quer que seja, mas sim, passar conteúdo educativo aos alunos, muitas vezes chamados de doutrinação, no sentido pejorativo, sem levar em conta que a palavra "doutrina" significa a reunião de conhecimentos sobre determinada área, seja ela religiosa, militar, filosófica, artística, literária, cultural, social etc. Por sinal, muitos dos que acusam profesores de doutrinação política estão envolvidos com projetos políticos partidários extremistas, talvez, faltando às aulas de interpretação textual, de filosofia e sociologia, que tanto combatem.
De tudo que Glauco Santos nos remete, fica a breve lição que a educação é reflexo da sociedade em que vivemos, e, se quisermos melhorar os índices de desempenho no PISA e noutros avaliadores nacionais e internacionais, precisamos, enquanto nação, e não apenas governos transitórios, investir maciçamente mo educador, pois é ele que mantém funcionando a pleno vapor A GRANDE M[AQUINA DO CONHECIMENTO que é a escola, como uma RODA GIGANTE de experiências sociais, através das trocas de saberes entre os alunos, os alunos com os professores, os professores entre os seus pares, gestores com os educadores, pais com filhos e muito mais.

Em tempo: Cabe salientar que nenhum professor, por mais qualificado que seja seu currículo, consegue viralizar, engajar nem monetizar seu conteúdo educativo, enquanto que influencers digitais replicam seus teorias conspiratórias, sendo seguindos por milhares. E isso diz muito sobre uma sociedade.
Exemplo disso é o apagão de professores que está em curso no Brasil, em vídeo d Pesquisa FAPESP, logo a seguir, que ilustra bem isso:



Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

sábado, 27 de julho de 2024

O conhecimento em T [criatividade e inovação] e o Princípio de Pareto [produtividade] para educadores, educandos e profissionais do século XXI




O vídeo acima, encontrei no Instagram de William Borghetti, pesquisador em neurociências que trata de neurocomunicação e aprendizagem, entre outros temas instigantes, provocadores e reflexivos.
A fala de William vem ao encontro de questões que discuto faz tempo com meus alunos, sobre a importância do conhecimento geral e não apenas da cultura inútil, embora tudo seja válido. Aprendemos muito com memes, por exemplo, que requer criatividade, síntese, objetividade, humor e visão crítica, num mundo cada vez mais dominado por banalidades.
William destaca justamente isso, de como ser especialista num mundo globalizado? Vagar entre a profundidade e a generalidade. Se lembramos dos grandes mestres da filosofia clássica grega, dos artistas renascentistas, dos homens das letras do período romântico, das pessoas multitarefa, multifuncionais da atualidade, veremos muito desses conceitos que Borghetti nos brinda: o "conhecimento em T" [que envolve criatividade e inovação] e o Princípio de Pareto [sobre produtividade] que, como ele mesmo destaca, "são fundamentais para o desenvolvimento eficaz. O conhecimento em T implica ter um amplo entendimento geral (barra horizontal) e uma especialização profunda em uma área específica (barra vertical). Já o Princípio de Pareto, ou regra 80/20, nos ensina que 80% dos resultados vêm de 20% dos esforços. Combinando esses conceitos, podemos focar em áreas chave para maximizar o aprendizado e a eficiência dos adolescentes".
Eu mesmo, como editor deste blog educacional, além de educador, escritor e poeta, procuro fazer um constante diálogo em diversas áreas do conhecimento, dando aulas de Língua Portuguesa, Literatura, Produção Textual, Filosofia e do EJA, já foi instrutor e multiplicador de informática básica, assessor jurídico na educação, trabalhei no setor administrativo de escola [secretaria] e numa contabilidade [meu primeiro emprego] e cada setor, profissão, área me fez ampliar meu horizonte, além das três graduaçãoes [direito, letras e pedagogia] que me auxiliam no uso adequado das palavras, das quatro especializações [Mídias e TIC na educação, história do Rio Grande do Sul: cultural, política e sociedade e em pedagogia empresarial], mais mestrado e doutorado em letras [área de concentração: História da Literatura]. Multifuncional, multitarefa, multifacetado... Tudo é aprendizagem, tudo é válido e necessário.
Para saber mais sobre os conceitos que William Borghetti nos traz, indico os dois audiovisuais, logo a seguir:
Sobre o Conhecimento T [Criatividade e Inovação], segue vídeo logo abaixo:



Em relação ao Príncípio de Pareto [Produtividade], indico esse outro vídeo:



Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

quarta-feira, 24 de julho de 2024

Pequena aula sobre liderança, gestão de pessoas e de grupos: o talentoso e a sobrecarga




O vídeo acima, encontrei no Instagram e serve para uma boa introdução sobre liderança, gestão de pessoas e de grupos e muito mais, pois reflete muito da realidade, não apenas do serviço público, como da iniciativa privada, do ambiente dos esportes etc.
Um grupo em que o gestor sobrecarrega os "bons" e tolera os que nada fazem, pois nada se espera deles, é um "meio ambiente" que aos poucos enfrentará "mudanças climáticas" entre os nativos e os imigrantes, tornando "refugiados" uns e "exilados" outros.
Basta ver o que acontece em grandes clubes de futebol, com folhas de pagamento milionárias, que "no papel" são equipes que têm tudo para vencer tudo e convencer a todos, mas que na prática do mundo real, carecem de gestão de egos, de sensibilidade para torná-los parte de um todo, de incentivar o espírito colaborativo [que requer um organizador, seja ele o treinador ou o coordenador técnico]. Espírito de equipe não se ensina, se estimula encaixando cada integrante ao perfil do grupo. Ao sobrecarregarmos uns, pois os consideramos aptos e eficientes para os desafios, e isentarmos outros, já que se mostram inseguros ou ineficazes nas atribuições dadas, geramos conflitos, em fragmentamos o coletivo.
Precisa existir uma força centrípeta, ou seja, rumo ao centro, e não uma centrífuga [uma fuga para as bordas]. No caso específico de um time de futebol, percebemos isso nitidamente ao ver jogarem apenas pelas bordas, e não povoar o meio do campo, onde de fato deveria exeistir a armação e triangulaçãod e jogadas para envolver o adversário, optando pelo famoso "chutão" pra frente ou "chuveirinho" na área, ambos ineficientes, pois a bola bate e volta com mais força, sobrecarregando o sistema defensivo, que acaba, sob constante pressão, falhando, e levando a torcida do clube a "pedir a cebaçe" de alguns, normalmente os mais esforçados e colocados sob risco constante, do que aos que se escolndem entre as linhas de defesa, esperando a bola no pé, caminhando lentamente pelo campo, pois não recebem a bola, pois nada podem oferecer, faltando-lhes o espírito de equipe.
No mundo corporativo não foge muito a essa regra, quando a gestão de recursos [humanos, financeiros etc], não percebe essa paisagem vista do alto, sem pereber o "mapa de calor" dos envolvidos num projeto, atividade, ação. O líder é o representante do grupo e deverá ter essa visão de jogo, como um todo, como o enxadrista que prevê a jogada do oponente e já está um passo a sua frente.
Por isso que o vídeo em questão, embora breve, poderá ser uma aula interessante, não apenas sobre empresas, gestão e liderança, mas sobre sucesso em empreendimentos diversos.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

segunda-feira, 22 de julho de 2024

The Math Learning Center / Apps [portal educacional de matemática e central de aplicativos]




A imagem acima, que encontrei no Instagram, é do THE MATH LEARNING CENTER [Centro de aprendizagem de matemática, tradução livre], que além de um portal educacional que permite atividades online, é uma central de aplicativos matemáticos os mais variados, que poderá incrementar a sala de aula, tornando-a mais dinâmica.
Segue abaixo o link para o site, onde constam os aplicativos e podem ser explorados outros recursos educativos para o ensino e a aprendizagem da matemática:

THE MATH LEARNING CENTER / APPS

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

domingo, 21 de julho de 2024

Receita de longevidade do filósofo Michel Serres pra evitar a senilidade e contra a alienação e desinformação




O vídeo acima, incrível e relevante fala do filósofo Michel Serres sobre senilidade, alienação e desinformação, que me foi indicado por minha prima a Rejane Klaes, bibliotecária aposentada, residente em Porti Alegre, RS, Brasil.
Uma receita e uma aula magna de Serres como um antidoto ao que está aí exposto e imposto. Conselhos fundamentais para os dias atuais, tão alienantes, escapistas e permeados por uma engenharia social dos algoritmos das Big Techs que banaliza a informação, divulga e monetiza a cultura inútil em detrimento do conhecimento geral. Nas entrelinhas há uma dura crítica à indústria cultural que padroniza tudo e trata o espectador como um consumidor.
Memória e esquecimento, arte e cultura e muito mais.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Jovem tik toker Clara e a trágica história de "Balada de Gisberta", canção de Pedro Abrunhosa cantada por Maria Bethânia


@claroviski eu acho tão esquisito como a vida acontece e sempre me leva pra algum livro ou conversa comigo através deles, e eu tenho certeza que esse foi o caso de Pão de Açúcar, aqui esquecido e relembrado a mim pela Balada de Gisberta, na voz de @Maria Bethânia agora eu não consigo mais parar de pensar nessa história. o livro "Pão de Açúcar" foi escrito por Afonso Reis Cabral e publicado pela editora @HarperCollins Brasil que nunca esqueçamos de Gisberta #booktokbrasil #BookTok #livros ♬ Balada de Gisberta - Ao Vivo - Maria Bethânia


O vídeo acima encontrei no Tik Tok da jovem Clara da Luz do Mar fazendo uma ótima resenha sobre a canção "Balada de Gisberta", de Pedro Abrunhosa, cantada por Maria Bethânia. Música e letra que contam a terrível história de uma mulher trans brasileira que viveu em Portugal e teve um fim trágico.
Clara é uma jovem que divulga livros e seus vídeos trazem muitas informações. Recomendo esse tipo de influencer digital que acrescenta conhecimento geral e não somente cultura inútil, falsas polêmicas para viralizar, engajar, fidelizar e monetizar.
Abaixo, a referida canção, na voz monumental da irmã de Caetano Veloso:



Logo a seguir, outro vídeo relavante da jovem tik toker Clara, que divulga suas leituras e livros, sobre um outro livro interessantíssimo, intitulado QUERIA TER FICADO MAIS, que trata-se de 12 crônicas, apresentadas como se fossem 12 cartas, por 12 autores de 12 cidades do mundo e ainda contendo 12 cartões postais [ilustrações]:

@claroviski você já tinha visto um livro nesse formato? eu já conhecia o gênero epistolar, quando uma história é contada por meio de cartas, mas nunca um livro que tem suas histórias dentro de envelopes. achei um encanto! o livro é "Queria ter ficado mais" da Editora @Lote 42 agradeço muito esse presente enviado pela dona Maria Antônia da @Editora Unesp e @Livraria Unesp que vale a pena visitar! #booktokbrasil #booktok ♬ som original - Clara


Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

sexta-feira, 19 de julho de 2024

Profissões e estereótipos de gênero: interessante experimento social e educacional




O vídeo acima é um interessante experimento social, proposto pelo Instituto Alana, sobre "Profissões e estereótipos de gênero" levados a uma escola para que alunos pudessem identificar as profissões de algumas mulheres: uma médica, uma piloto de avião e uma bombeira. Material relevante que me foi indicado via Instagram pela colega e amiga Marisa Barreto Pires, professora em Rio Grande, RS, Brasil.
Um belo audiovisual para uma dinâmica de grupos com alunos, pois cada um pode ser o que quiser, o que tiver vocação, talento, interesse.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

quinta-feira, 18 de julho de 2024

Gambiarra Tech: o valor da genialidade na capacidade da improvisação através da simplificação e do poder da observação




O vídeo acima vi no LinKedin de Geraildo Santana, no grupo Gestão de Pessoas e Recursos Humanos [RH] e encontrei no Instagram MudaMente23, e trata-se de um um audiovisual incrível que permite uma breve e profunda reflexão sobre o valor da genialidade, independente da faixa etária, classe social etc, em função da capacidade que alguns têm de improivisar por meio da simplificação e do poder da observação de seu entorno.
Como as legendas do referido vídeo explicitam: "uma mente preparada nunca enxerga como obstáculos oportunidades de novos negócios". De fato. A genialidade está na simplicidade das coisas e das gentes. Sempre digo que entre o ideal e o possível, primeiro pense nas possibilidade, depois mantenha lutando pelas condições ideias. A simplicidade é que permite a continuidade, a progressão, o avanço, a inovação, que nada mais é do que pegar um conceito antigo e renová-lo, dando outra perspectiva a um objeto, projeto, equipamento etc. Gênios observam os detalhes, veem os que esteve sempre ali e ninguém conseguia perceber... Uma Gambiarra Tech... Hehe...

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

terça-feira, 16 de julho de 2024

Curso de chinês online e gratuito, do zero ao avançado: canal de vídeos no YouTube a quem se interessar em aprender o mandarim




A imagem acima é do canal de vídeo do YouTube sobre CURSO ONLINE XIAO MANDARIM GRATUITO: DO ZERO AO AVANÇADO que encontrei nas rede sociais digitais e que indico aos que tenham interesse em aprender um dos idiomas mais falados no mundo, e interessantes de conhecer, diante da emergência econômica e tecnologica da China no cenário mundial.
Hoje é senso comum que línguas como o alemão e o mandarim, além do inglês, são fundamentais para quem desejam trabalhar com tecnologia, programação, inteligêcia artificial etc. Por isso, essa ijdicação pode ser de muita valia aos que pretendem ingressar nesse mercado e área de conhecimento.
Abaixo, link para acesso ao referido canal:

CURSO DE CHINÊS GRATUITO, DO ZERO AO AVANÇADO

A seguir, reproduzo o vídeo primeiro do curso online Xiao Mandarim:



Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

segunda-feira, 15 de julho de 2024

"Como fazer a vida ter sentido" e a "Felicidade em copo d'água": comovente relato de Pedro Salomão sobre seu encontro com a menina Alexia


@pedrosalomao01

Como fazer a vida ter sentido?

♬ som original - Pedro Salomão


O belíssimo e comovente audiovisual, encontrei no Instagram de Pedro Salomão, escritor e cantor, autor de livros como "Felicidade em copo d'água: Como encontrar alegria até nas piores tempestades", "Eu tenho sérios poemas mentais" etc. O relato do vídeo em questão está no livro "Felicidade em copo d'água", em que Pedro conta sobre seu encontro com a menina Alexia num quarto da pediatria num hospital e a incrível imagem simbólica e metafórica de um Parque de Diversões para uma criança em estado terminal. Impossível não se comover com as imagens criadas e que podem fazer a vida ter sentido, de fato.
De Pedro Salomão, recomendo outro belo vídeo, logo abaixo, que não é apenas de um palhaço, mas um mágico que brinca com as palavras, dessa vez com um idoso de 90 anos.

@pedrosalomao01

Essa história (e muitas outras) está no meu livro “Felicidade em copo d’água” ❤️‍🩹

♬ som original - Pedro Salomão


Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.