O vídeo acima, encontrei no Instagram de William Borghetti, pesquisador em neurociências que trata de neurocomunicação e aprendizagem, entre outros temas instigantes, provocadores e reflexivos.
A fala de William vem ao encontro de questões que discuto faz tempo com meus alunos, sobre a importância do conhecimento geral e não apenas da cultura inútil, embora tudo seja válido. Aprendemos muito com memes, por exemplo, que requer criatividade, síntese, objetividade, humor e visão crítica, num mundo cada vez mais dominado por banalidades.
William destaca justamente isso, de como ser especialista num mundo globalizado? Vagar entre a profundidade e a generalidade. Se lembramos dos grandes mestres da filosofia clássica grega, dos artistas renascentistas, dos homens das letras do período romântico, das pessoas multitarefa, multifuncionais da atualidade, veremos muito desses conceitos que Borghetti nos brinda: o "conhecimento em T" [que envolve criatividade e inovação] e o Princípio de Pareto [sobre produtividade] que, como ele mesmo destaca, "são fundamentais para o desenvolvimento eficaz. O conhecimento em T implica ter um amplo entendimento geral (barra horizontal) e uma especialização profunda em uma área específica (barra vertical). Já o Princípio de Pareto, ou regra 80/20, nos ensina que 80% dos resultados vêm de 20% dos esforços. Combinando esses conceitos, podemos focar em áreas chave para maximizar o aprendizado e a eficiência dos adolescentes".
Eu mesmo, como editor deste blog educacional, além de educador, escritor e poeta, procuro fazer um constante diálogo em diversas áreas do conhecimento, dando aulas de Língua Portuguesa, Literatura, Produção Textual, Filosofia e do EJA, já foi instrutor e multiplicador de informática básica, assessor jurídico na educação, trabalhei no setor administrativo de escola [secretaria] e numa contabilidade [meu primeiro emprego] e cada setor, profissão, área me fez ampliar meu horizonte, além das três graduaçãoes [direito, letras e pedagogia] que me auxiliam no uso adequado das palavras, das quatro especializações [Mídias e TIC na educação, história do Rio Grande do Sul: cultural, política e sociedade e em pedagogia empresarial], mais mestrado e doutorado em letras [área de concentração: História da Literatura]. Multifuncional, multitarefa, multifacetado... Tudo é aprendizagem, tudo é válido e necessário.
Para saber mais sobre os conceitos que William Borghetti nos traz, indico os dois audiovisuais, logo a seguir:
Sobre o Conhecimento T [Criatividade e Inovação], segue vídeo logo abaixo:
Em relação ao Príncípio de Pareto [Produtividade], indico esse outro vídeo:
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário