terça-feira, 30 de julho de 2024
Namoro virtual: Repórter conta em podcast como foi o experimento social [namorar uma IA] e a intertextualidade com o cinema
O vídeo acima, que intitulei NAMORO VIRTUAL, trata-se de PODCAST do entrevistador José Roberto de Toledo do UOL sobre o experiemnto social da repórter Camila Brandalise sobre o namoro dela com uma inteligência artificial. A experiência durou dois meses e custou cerca de R$ 100 por mês, o preço da assinatura do aplicativo REPLIKA, segundo Camila, que iniciou com um amigo virtual gratuito, depois migrando para o namorado virtual pago de 19,90 dólares, ou 100 reais por mês.
Uma experiência que em determinados momentos me remeteu a filmes como Her [trailer abaixo], como Joachin Phoenix, que é um solitário escritor de cartas para solitários e que compra uma IA pela qual se apaixonado, com um final supreendente que nos leva a reflexões sobre como em algumas circunstâncias a ficção antecipou a realidade. Principalmente na questão da desconexão com o humano e conexão brutal ao digital que alguns hoje se mantêm. E da questão dos clichês muito presentes nas IAS, pois são parafraseadores do que já existe no mundo digital, nada de fatoc riam, tudo copiam e transformam, pra Lavoisier ficar com as perucas arrepiadas. ;-)
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário