sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Holografia tátil


Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=8978&/HOLOGRAFIA+TATIL+JA+DA+PARA+SENTIR+OBJETOS+VIRTUAIS

O video acima, é indicação do programa Olhar Digital, via twitter (http://twitter.com/olhardigital), e trata-se da tecnologia que permite a holografia tátil. Cada vez mais a ficção científica perde espaço para a realidade mais do que virtual. Penso nessas imensas possibilidades tecnológicas na educação, unindo a recursos de 3D e realidade virtual a ferramentas como Second Life, Google Earth e games. Ilimitadas possibilidades educacionais serão abertas num futuro não muito distante... A geração atual é vinculada por demais a sons, imagens e outros estímulos audiovisuais. Tais recursos promoverão a mudança de paradigmas no próprio fazer pedagógico. Entretanto, sempre é bom, lembrar que as TICs e os equipamentos eletroeletrônicos deve ser visto tão-somente como isso, ferramentas de auxílio à prática escolar, e não uma bengala eletrônica, para servir de apoio essencial.
É possível dar uma ótima aula, visitando uma biblioteca escolar, passeando com os alunos pelo entorno da escola, etc. Tudo depende da disposição e criatividade do educador.

Apresentação do vídeo no programa Olhar Digital (exibido em 12/08/09):

Cientistas estão fazendo com que você possa sentir objetos virtuais em suas mãos
Parece ficção científica, mas é a mais pura realidade: cientistas japoneses desenvolveram uma técnica que permite que as pessoas sintam objetos holográficos. Assista ao vídeo e entenda como isso é feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário