quarta-feira, 19 de agosto de 2009

As polêmicas de Richard Dawkins (Milênio)


Fonte: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1106035-7823-AS+POLEMICAS+DE+RICHARD+DAWKINS,00.html

Vídeo que descobri no programa Milênio, do canal Globo News, e trata-se da segunda parte da entrevista do biólogo e evolucionista Richard Dawkins, concedida na Flip, de Paraty, Rio de Janeiro, Brasil. A parte mais interessante, para mim, foi a que trata sobre questões como inteligência e consciência. Com duração de 22 minutos.

Apresentação do vídeo na Globo News (exibido em 17/08/2009):

No segundo programa do Milênio especial, o evolucionista britânico Richard Dawkins defende a atualidade da teoria darwiniana, e aprofunda debates sobre o desenvolvimento da consciência.

Segunda parte da entrevista que o correspondente Silio Boccanera gravou com o biólogo Richard Dawkins, um dos maiores especialistas na teoria da evolução de Darwin, ateu convicto e militante contra a fé religiosa.

Na conversa, gravada durante a Flip, a Festa Literária Internacional de Paraty, Dawkins defende a atualidade da teoria darwiniana, que completa 150 anos de publicação, e aprofunda alguns debates sobre o desenvolvimento da consciência, sobre a não-existência de Deus e a insegurança e medo do ser humano diante da morte.
Dawkins é provocado pelo público e por Silio, que pergunta: “na hipótese de você morrer e encontrar Deus, o que diria para Ele?”

A resposta de Dawkins? Você vê no Milênio especial.

2 comentários:

  1. Como biólogo e educador, sou admirador da obra do Dawkins. Desejo, no entanto, apontar um erro grave de tradução na entrevista postado no blog do milênio e sem ser obter atenção. Onde se traduz "hereditariedade" entenda-se "herdabilidade", que vem da estatística e remete a um conceito totalmente diferente envolvendo o cálculo da variância,ou seja, o potencial de variação em relação da média. A hereditariedade é o conjunto fenômenos que envolvem a transmissão de caracteres entre gerações e a própria ciência da genética, é mais ampla.

    ResponderExcluir
  2. Jacyra Vargas Superti30 de março de 2010 às 20:31

    Supondo que O senhor Richard Dawkins esteja certo em seus comentários sobre a teoria do início do universo, acho que ele não resolveu um problema: Se Deus não existe, segundo afirma, como ele explica de onde saiu a matéria que explodiu?( Big bang) Do nada? Mas não seria isso, então, a prova da existência de Deus?

    ResponderExcluir