segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Vídeo P3D - Ilimitadas Possibilidades Pedagógicas


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=2XhRaf2zrMs

O vídeo acima, foi feito por mim, José Roig, durante a 9th WCCE 2009 - Conferência Mundial sobre Computadores na Educação, em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil, ocorrida de 27 a 31/07, no stand da P3D.
Trata-se de apresentação de software educacional, feito pelo prof. Geraldo José Ramos, da P3D, demonstrando as diversas possibilidades educacionais, nas áreas de biologia, geografia e química.
Quis registrar em vídeo para mostrar neste blog as ilimitadas possibilidades pedagógicas que as tecnologias da informação e da comunicação (TICs) podem, e poderão ainda mais, proporcionar no presente e num futuro não muito distante.
Recursos esses que antes apareciam com naturalidade apenas em filmes de ficção científica, mas que hoje estão se integrando aos poucos ao cotidiano educacional, como a lousa mágica ou digital, etc.
Assim como a realidade virtual e os recursos 3D, recentemente postei sobre o processo de holografia tátil e outros recursos tecnológicos que pouco a pouco serão integrados ao fazer pedagógico do educador do século XXI.
os alunos, em sua maior parte já se integram aos multimeios, mas com enfoque recreativo apenas. Cabe ao educador se incluir nesse processo de inclusão digital, dando aos equipamentos, programas e outros recursos um enfoque educacional.
Como fazer isso? Penso que trabalhando colaborativamente com outros colegas da escola ou de escolas próximas, via internet, com outros educadores do mundo e também com o próprio alunado, estabelecendo parcerias.
Se o projeto didático for bem elaborado, prevendo a intervenção de cada um, quais equiapemtnso a serem utilizados em taa tividade e tudo mais, deixem a pilotagem a cargo do aluno e que a navegação (mediação da informação que gere conhecimento) a cargo do professor ou professores parceiros.
Sempre lembrando que a artual geração pensa por imagens, se identifica por imagens (fotos em msn, orkut, etc), além de músicas, jogos e outras possibilidades. Cabe ao educador dar sentido educacional a equipamentos, softwares e outros recursos, sejam eles destinados à educação ou não.

Citando Charles Darwin:
"Não é a espécie mais forte que sobrevive, tampouco a mais inteligente. É a mais adaptável às mudanças."

Diante de ilimitadas possibilidades pedagógicas e tecnológicas, é impossível que o educador, conectado com o seu mundo e o seu tempo, fique alheio a tudo isso, ou desconheça essas infinitas possibilidades de interação entre seres humanos e máquinas, em prol de uma maior qualificação do processo de ensino-aprendizagem.
Mas sempre lembrando também que quem da sentido ao maquinário é o seu usuário...

Abaixo, mais um vídeo demonstrativo, de autoria da própria P3D:

Vídeos P3D

Nenhum comentário:

Postar um comentário