quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Linguagem não verbal - Sinais


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=uy0HNWto0UY

O fantástico curta metragem acima, intitulado Signs (Placas), com direção do australiano Patrick Hughes, e vencedor de Cannes 2009, é indicação do colega e amigo Robson Freire, educador e editor do blog Caldeirão de Ideias, do NTE Itaperuna - RJ.
Como o próprio Robson apresenta o vídeo: "(...) mostra o casal Jason e Stacey, que trabalha em prédios próximos e se conhece conversando por placas. Fez sucesso na rede e foi visto 350 mil vezes. São 12 minutos de um vídeo onde a linguagem não verbal é muito bem trabalhada".
Como o próprio Robson comentou no seu blog: "o valor de uma boa ideia deve ser sempre valorizada e eternizada. O recurso do uso do vídeo é fantástico.
Eu gosto muito o uso da linguagem não verbal, pois dão enfase a criatividade para o autor conseguir passar a sua mensagem e com isso o valor das imagens é multiplicado por mil.
Alias uma câmera na mão e uma boa idéia deveria ser uma rotina não somente no cinema, mas nas escolas também".


Concordo plenamente com Robson, e fico imaginando o que uma ou várias câmeras, seja digital ou a de um fone celular, poderiam trazer de imagens e linguagens verbais e não verbais das tribos de alunos e da mediação de professores sobre a prática escolar, produzindo o próprio conteúdo para servir de inspiração a outros.
Pena que em muitas escolas e estados existam leis proibindo uso de celular e outros multimeios. Muitas vezes a proibição é mais por desconhecimento dessas possibilidades de uso pedagógico de meios tecnológicos.
Que esta ideia, surgida no Caldeirão de Ideias, de que com uma ideia na cabeça e uma câmera na mão possa proporcionar frutos àqueles educadores de transformam sonhos em realidade...

2 comentários:

  1. Maravilhoso!!!!!!!
    Silvia Del Ciel - Londrina - Pr

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sulvia, eu também adorei esse curta e as indicações do Robson, do Caldeirão de Ideias. Que bom que você gostou. Um abração, Zé Roig.

    ResponderExcluir