segunda-feira, 16 de novembro de 2009

A História do Google


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=EjN5avRvApk

O interessante vídeo acima, foi uma indicação indireta, via twitter, feita aos seus seguidores, pela publicitária Candice Goulart de São Paulo - SP - Brasil, que se diz "interessada em novas mídias, tecnologias e comunicação em geral ;)".
Para entendermos a internet (a famosa rede mundial de computadores) e o próprio modo de vida virtual que se instalou no século XXI, precisamos conhecer um pouco da história do Google - o maior indexador de conteúdos e buscas da web -, responsável por um grande número de inovações tecnológicas, que promovem a pesquisa e a produção de conteúdo, como: Google Earth, Maps, Docs, Reader, Analytics, You Tube, Orkut, Blogger, Talk, Chrome, Wave, etc.
Muitos desses recursos já estão sendo incorporados ao fazer pedagógico de diversos educadores, proporcionando o trabalho compartilhado entre professores e alunos, como o próprios Docs, por exemplo. Uma apresentação de slides, um arquivo de texto, uma planilha de cálculo etc podem ser feitos de forma colaborativa e a distância, utilizando esse e outros recursos, como o próprio blog.
Muitos professores de história e de geografia já dão algumas de suas aulas utilizando-se das fotos de satélite do Google Earth e as animações nele contidas, como Moon, Rome, do fundo mar etc.
Enfim, diversas possibilidades de uso inovador, desde que utilizadas de forma criativa.
Imagino, no futuro não muito distante, a fusão de recursos como o Google Earth, o Second Life, o Twitter e outros tantos, numa grande portal de simulação da vida em geral, com fins educacionais, que possa de certa forma mudar a própria Matrix da Educação...
Muitos educadores já estão se dando conta de como essa geração é vinculada às TICs e se apropriando de alguns desses recursos em sua prática escolar.
Um dia, quem sabe, as tecnologias tão incorporadas ao cotidiano de aluno, de forma recreativa, possam ser também utilizadas no cotidiano escolar, de forma pedagógica e instrutiva pelos educadores.
Há que se ter a consciência de que "ao invés de robotizar as pessoas, precisamos sim é humanizar as máquinas"; o maquinário é o acessório, o usuário sempre o bem principal de uma sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário