segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Aula compartilhada, de Ivanise Meyer com Vagner Lucio e alunos


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=XFkmiGyiUJQ

Vídeo acima, Aula Compartilhada com os Cientistas do Amanhã, é uma indicação via Twitter, da coleg'amiga Ivanise Meyer , educadora do Rio de Janeiro - RJ - Brasil, editora dos blogs Baú de Ideias, Baú de Informática, Baú das Dobraduras e que também é autora do livro Brincar & Viver: Projetos em Educação Infantil.
A Aula Compartilhada, como o próprio nome demonstra, é uma atividade/projeto em parceria com o coleg'amigo Vagner Lucio, também do RJ, outro dedicado educador e editor do blog Tio Vagner Lucio, que é um espaço virtual que recomendo aos visitantes do Educa Tube, pela relevância de projetos e ações que divulga.
Sou um fervoroso defensor e adepto do trabalho colaborativo para diminuir distâncias entre os saberes e os fazeres, seja entre colegas e alunos da mesma escola, da mesma cidade, ou do mundo inteiro, via mundo virtual.
Tive o privilégio de conhecer o Vagner Lúcio e a Ivanise Meyer, através do Twitter, o nanoblog que proporciona que se siga alguém e seja seguido por este e outros tantos, mundo afora. Assim como eles, tenho estabelecido uma troca de experiências com diversos educadores, jornalistas, comunicadores, escritores, poetas etc, via mundo digital, seja através de blogs educacionais e literários, seja pelo orkut, facebook, msn, twitter, e-mails etc.
Os grandes desafios que as TICs nos propõem são, entre tantos, o de aprender a utilizar-se da convergência humana em prol da convergência de equipamentos e tecnologias. Ou como digo: convergência entre o maquinário e o usuário, de forma equilibrada, compartilhada e socializada.
Em educação, mais que tudo, devemos aprender a socializar saberes e fazeres, que através do ciberespaço poderão servir de referência a terceiros e às de terceiros a nós mesmos, respeitando a realidade local de cada um, como suas devidas adaptações.
Parabéns ao trabalho de todos os educadores que sabem que educar é mediar a informação para que se torne um conhecimento, que agem com seus alunos como um verdadeiro maestro (mestre em espanhol), regendo sua turma, para que cada aluno seja um instrumentista de uma grande orquestra, e que esse trabalho coletivo e colaborativo torna-se para todos um grande concerto, uma bela sinfonia...
Comparo o ato de educar à mediação que o maestro (mestre em espanhol) faz com sua orquestra de alunos, um regente de classe q conduz a turma.
O mestre(ou maestro) com a sua batuta,deve dar vez e voz a cada instrumentista, dentro de uma partitura (projeto) com um mesmo fim: educar.
Todos, no seu devido tempo, dentro da sinfonia dos dias em sala de aula, terão a oportunidade de mostrar seu talento, mas em conjunto.
De vez em quando, a própria partitura da sinfonia exigirá que alguém seja o solista, mas dentro de uma composição harmoniosa e única.
Aquele mestre (ou maestro) que souber harmonizar egos e descobrir talentos, terá uma orquestra fantástica e uma sinfonia maravilhosa.

Falando em música, a canção que "emoldura" a apresentação da Aula Compartilhada é de Enya, Water shows the hidden heart (em loxiam language). Uma belíssima canção.

Apresentação do vídeo acima, no You Tube:

Aula compartilhada com Cientistas do Amanhã (alunos da 1.404 do CIEP Posseiro Mário Vaz) e prof.º Vagner Lúcio a partir dos questionamentos da turma. Outubro/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário