terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Educar - Rubem Alves


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=ouFqxPYA8lg


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=viRdzm1sVzY&feature=player_embedded

Os 2 vídeos acima, são indicações da coleg'amiga Semiramis Alencar, educadora carioca, residindo em Itamonte - Minas Gerais - Brasil, e editora dos blogs Educando o Amanhã e Ne Quid Nimis.
Os referidos vídeos contém fragmentos do pensamento do escritor e educador Rubem Alves, de quem sou fã e inclusive já fiz um pequeno vídeo com uma de suas crônicas, presente no livro "As melhores cronicas de Rubem Alves", conforme link abaixo:

É assim que acontece a bondade, de Rubem Alves, por José Roig

Ainda sobre os vídeos sobre o pensamento de Rubem Alves, em especial, o primeiro (elaborado por Arlindo P. Filho), há que se refletir justamente sobre o que o grande educador declara:

"Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu".

"A educação se divide em duas partes: educação das habilidades e educação das sensibilidades... Sem a educação das sensibilidades, todas as habilidades são tolas e sem sentido".

Com certeza, toda habilidade requer uma sensibilidade para que o seu uso tenha sentido. Embora, muitos sejam defensores da educação como mera preparação para o trabalho e não para o mundo. O que é um grande equívoco, pois a vida possui uma mecânica do sensível muito maior do que o mero mecanicismo que alguns desejam somente para preparo de mão-de-obra barata e nada pensante.
Educar é muito mais do que isso...
Cada vez mais vejo bancos, supermercados, lojas e outros estabelecimentos em geral exigindo empregados com habilidades, mas um sistema com pouca sensibilidade para ver o ser humano atrás da máquina a ser explorado. Nunca a sociedade esteve tão informatizada, nunca as filas continuaram tão imensas, e os donos do poder lucrando com a exploração do trabalho em prol da maior margem de lucro possível, custe o que custar...
Educar é estimular o senso crítico do ser humano, para que ele próprio possa fazer suas escolhas, antes mesmo do que as máquinas "pensantes" possam decidir por ele.
"Educar com os olhos", como diz Rubem Alves, é saber observar e fazer os outros enxergarem, além dos números e letras, a vida ao redor. Eis o grande desafio e a recompensa do verdadeiro educador...

4 comentários:

  1. Oi, José Antônio, meu caro amigo

    A verdadeira educação é aquela na qual podemos erguer nosso olhar em profunda gratidão por partilhar o conhecimento. Por parte do aluno, esse olhar pode significar a admiração por aquele ser que o conduziu pela senda do conhecimento abrindo seus olhos à eterna descoberta que o saber cotidiano nos proporciona. Essa é a educação para a vida.
    Ao mesmo tempo, sob a ótica do docente,seu olhar se ergue de felicidade por ter aprendido um pouco mais sobre os limites e evoluções da aprendizagem humana e suas múltiplas formas de se tornar real e instituindo formas mais humanizadas, mais afetivas de se integrar ao meio. Nesse sentimento profundo, o professor descobre em si e em seus educandos uma nova educação - a educação para uma nova humanidade.

    Obrigada pelo dom de nos fazer emocionar e pensar! muitos aprendem e aprenderão com suas palavras, amigo.

    Um beijo das terras mineiras

    Semíramis Alencar

    ResponderExcluir
  2. você nos emociona sempre, amigo.ja estou tão habituada a vir aqui, pesquisar os vídeos, indicá-los para meus amigos professores, mas sempre encontro uma coisa nova.estou preparando o planejamento de 2010 em minha escola e vou usar essas tuas palavras, com a autoria, claro, pq, pra mim, é um orgulho dizer que essas palavras froam ditas por um amigo do blog EDUCATUBE!
    enorme abraço vera

    ResponderExcluir
  3. Cara, Vera, que bom que este blog, criado com o intuito de servir de banco de vídeos pra colegas e amigos tornou-se um portal colaborativo que recebe indicações de diversos educadores.
    Fico feliz por saber que posso contribuir com estas indicações e de terceiros. Fico mais feliz em saber que indicas o blog e os vídeos aos teus colegas. Grato, amiga. Um abração!

    ResponderExcluir
  4. Cara amiga e colega Semiramis, eu que agradeço a amizade e as indicações de vídeos que valorizam o blog Educa Tube.
    Teus blogs são ótmos também, e em 2010 farei uma série de indicações de blogs de colegas aqui neste espaço virtual.
    Um grande abraço, Zé.

    ResponderExcluir