quarta-feira, 28 de outubro de 2009

É assim que acontece a bondade, de Rubem Alves, por José Roig

Introdução:

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=9VKDFbc5JP4

É assim que acontece a bondade, de Rubem Alves, por José Roig:


Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=XTdu8lHZlI4

Vídeo feito pelo educador José Antonio Klaes Roig, editor do blog Educa Tube e do Letra Viva do Roig, dentre outros blogs educacionais e literários; multiplicador em informática educativa do NTE Rio Grande/18ª CRE/Seduc-RS e especialista em TICs na Promoção da Aprendizagem.
Vídeo feito a partir da leitura da crônica "É assim que acontece a bondade", de Rubem Alves. Texto integrante do livro "As melhores crônicas de Rubem Alves", Editora Papyrus, Campinas - SP - Brasil, 2008; e gravado na sala da casa de José Antonio Roig, no dia 15/10/2009; tendo ao fundo uma tela que retrata a praia do Mar Grosso, em São José do Norte - RS - Brasil, feita por José Américo Roig, artista plástico ( blog Olhar Virtual ) e pai do educador.
Uma homenagem a todos os educadores, sejam pais e/ou professores...
Para uns estar professor é uma profissão, e tem no dia 15/10 sua data máxima. Muitos agem como burocratas do saber...
Para os que são educadores, todos os dias são reservados ao ato de aprender a aprender, como dizia Paulo Freire; e de educar aos outros e educar a si mesmo...
Hoje, no dia 28/10, dia dedicado ao Funcionário Público, publico este vídeo a todos aqueles que têm de fato um espírito público e um caráter social em suas ações.
Parabéns a todos!!

7 comentários:

  1. Caríssima, Manu. Receber tua visita e comentário aqui no Educa Tube é um privilégio. Que bom que gostou do vídeo. Um abração!!

    ResponderExcluir
  2. Roig, tenho aprendido muito mais com vocês da blogosfera do que nos cursos que fiz: tolerância, companheirismo, fraternidade e humanidade - Se no cotidiano das escolas ainda não encontramos essa integração, no mundo virtual ela é real e nos faz crer que a educação de qualidade no Brasil é possível sim, se formos ousados a aprender mais do que ensinar.
    Essa curiosidade sensível sempre presente em seus blogs reforça isso ainda mais, tenho grande alegria em compartilhar experiências educacionais e de vida contigo! para mim é uma honra pois educar com sensibilidade é bem mais do que passar conteúdos - é criar seres humanos!
    Um abraço dessa amiga e colega,
    Semíramis Alencar

    ResponderExcluir
  3. Oi, querida Semíramis, que lindo este teu comentário. Concordo em gênero, núemro e grau contigo. A educação de qualidade no Brasil é possível, estimulando a colaboração e evitando essa competição. Eu também tenho aprendido muito com os colegas que tornaram-se grande amigos, muitos deles que não conheço pessoalmente, como é o teu caso, mas que me servem como farol no ciberespaço e referência no mundo real.
    Que bom poder contar com esse coleguismo, companheirismo, amizade e fraternidade.
    òh, captain, my captain, como escreveu o grande Walt Whitman. estamos todos no mesmo barco, e o nossa rota que leva ao conhecimento é a mesma.
    Muito obrigado pelo coleguismo, carinho e amizade!
    Grato também pela divulgação desse vídeo em teu belo blog. Um grande abraço, querida!
    E vida a educação solidária e de qualidade!

    ResponderExcluir
  4. Zé...
    Parabéns pelo texto! Mas, parabenizo mais pela sensibilidade em perceber o que realmente precisamos: solidariedade.
    Certa vez li que para explicar a solidariedade seria necessário se colocar no lugar do outro, se perceber como o outro, sentir como ele.
    Acredito que só através da afetividade, da valorização dos sentimentos bons, que teremos uma convivência harmoniosa, da qual estamos tão carentes!!
    Parabéns mais uma vez e tomei a liberdade de citá-lo em meu blog.
    Um abraço.
    Flávia Sampaio

    ResponderExcluir
  5. Salut ami ! Cher ami, quel beau texte, tant rempli de bonté, de délicatesse, de discrétion, d'humanité. Et toi, tu portes tout cela, tu portes tout cela avec une infinie solidarité et un amour si grand qu'il a franchi l'océan et est arrivé jusqu'ici, chez moi à Paris. Merci Zé, merci d'exister parmi nous.

    Stellaires amitié amigo !
    tatiana f-salomon

    ResponderExcluir
  6. Oi, cher ami, tatiana. Que bom que podemos levar mensagens incríveis como essa, presente no texto de Rubem Alves e outros, às pessoas nas mais variadas partes do mundo. O papel social do educador e das Ics é em parte esse, de difundir ideias e ideais. Fico muito feliz em poder contribuir com meu blog e meu trabalho para divulgar meus projetos de trabalho que sçao extensão do projeto maior de vida a outras pessoas mundo afora. Fico mais feliz ainda quando através desse trabalho encontro amigos do teu quilate! Um grande abraço!

    ResponderExcluir