quinta-feira, 21 de abril de 2011

Atitude é tudo...


Fonte: http://youtu.be/XeEhruV3IiU

O vídeo acima, Atitude é tudo..., foi indicação, via Twitter, da ambientalista e geo-educadora Marianina Implagliazzo, e trata de meio ambiente e pode ser usado na educação ambiental. Foi filmado, aparentemente, em um shopping center em Quebec, Canadá, e é uma espécie de "pegadinha", como esses vídeos de humor que são mostrados repetidas vezes em programas dominicais na TV. Mas esse traz em si uma reflexão bem maior. Vejam até o final e saberão...
Lembrou-me citação atribuída a Jefferson, não o Roberto (político brasileiro), mas o Thomas (ex-presidente norte-americano), que em pleno século XVIII, fala de algo, que hoje em Tempos Modernos, de reality show e câmeras escondidas, torna-se atual, atemporal:

"Sempre que você fizer algo, mesmo que ninguém jamais venha a saber, faça como se o mundo estivesse o observando". (THOMAS JEFFERSON.)

Assim deveriam se portar, pais e filhos, professores e alunos, políticos e eleitores, empregados e empregadores, sem a necessidade de serem filmados nem flagrados em câmeras escondidas, mas que tivessem essa consciência de que a vida passa rápido demais, como em um filme. Para alguns, sequer é um longa-metragem, passa mais rapidamente, como se fosse um curta-metragem, e que o que importa não é o TER mas o SER... Que as pessoas passam, mas que a natureza fica, apesar de todos os mandos e desmandos, de todo o descaso com o meio ambiente por parte de alguns.

Um vídeo que traz alguns dados estatísticos sobre a produção de plástico, de lixo etc. Para refletir sobre o mundo em que vivemos e sobre nosso papel social em nosso tempo, tendo a consciência de que nossos filhos e netos é que herdarão o que fizermos hoje...

Afinal, também citando outro pensador, Renato Manfredini Filho, mais conhecido pela alcunha de Renato Russo, ex-líder e vocalista da banda Legião Urbana, em um verso da canção Índios (vídeo abaixo, em sua bela versão acústica):

"O futuro não é mais como era antigamente (...)"


fonte: http://youtu.be/jrNJ6Q7ffuw

2 comentários:

  1. Adorei o vídeo da pegadinha da garrafa. Modéstia à parte, tenho plena certeza de que eu seria aplaudida assim que passasse por aquela garrafa. rsrsrs Sem brincadeira, me inquieta realmente ver qualquer coisa atirada no chão, não resisto. Busco educar as minhas filhas assim e a meus alunos também. Muito legal tb o outro vídeo com a música de Renato Russo.

    ResponderExcluir
  2. As utopias podem nunca se realizar, mas são sempre um excelente norte!

    ResponderExcluir