sexta-feira, 8 de julho de 2011

Lavras e palavras - pequeno vídeo, grande mensagem


Fonte: http://youtu.be/w-i8i6vqPqg

O vídeo acima, cujo título é "O melhor comercial do mundo", é daqueles pequenos momentos que contém uma grande mensagem.
Um menino que escreve de forma inversa, forçando o lápis e que é visto iniccialmente com desconfiança pela professora, mas que atrás de seu gesto inusitado, traz um belo, sensível e cativante propósito.
Para a criança, as palavras são um código secreto, e aprender as primeiras palavras é algo misterioso e ao mesmo tempo mágico.
E o papel social do educador, como mediador entre a família e a sociedade é fundamental. Escola prepara para a vida, devendo (ou deveria) respeitar as especificidades, o tempo de aprendizagem e a realidade de cada indivíduo, trabalhando o espirito coletivo, a colaboração (entre alunos) e a cooperação (entre outros educadores).
Quando trabalhamos com o imaginário infantil, lidamos com uma gama de emoções e reações. Nada é o que primeiro nos parece, como neste belo comercial, que feito como um curt-ametragem, traz uma mensagem e uma surpresa ao final.
Indico a professores de todas as áreas e, em especial, aos da educação especial, área da deficîência visual.
A indicação do referido vídeo é da amiga Marjorie Nunes, pedagoga em Porto Alegre - RS - Brasil, e editora do blog Conversas na Rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário