terça-feira, 26 de julho de 2011

Variações sobre um mesmo tema: cinema, tecnologia e educação


http://youtu.be/BOXG8k8ALhw
A criativa e originalíssima animação acima, introdução ao Festival Internacional de Curtas de Palm Springs, Califórnia, Estados Unidos (2009), foi indicação indireta, via Facebook, da coleg'amiga Elis Zampieri, professora da educação especial de Curitibanos - SC - Brasil, editora do blog Sobre Educação e colunista do portal INCLUSIVE.
O vídeo tem direção de Justin Weber e produção de Danny Robashkin e Robashkin Oren.
Mais que um vídeo de divulgação de festival, mostra as variadas técnicas de arte, desde filmagem, desenho, stop motion, etc. Trabalhando com a ideia de perspectiva, de ponto de vista, colagens e tudo mais. Uma verdadeira homenagem ao cinema, com ares de A Rosa Púrpura do Cairo ao seu final, quando um personagem de carne e osso se une a um de histórias em quadrinhos. Afinal, no amor, seja como for, sempre acabamos idealizando o ser amado, vendo-o das mais variadas formas, como no vídeo acima.
No caso do filme de Woody Allen, o "rapaz" de celuloide se apaixona pela cinéfila das primeiras filas e abandona o filme para encontrar o seu grande amor (veja trailer e resumo abaixo).
Para refletir também com os alunos, seja nas aulas de artes visuais, educação artística e outras disciplinas sobre como a vida passa que nem uma HQ, numa sucessão de quadrinhos em que muitas vezes somos o personagem de uma história maior, desenhada e escrita pela mão do Destino.
Pode também servir como modelo para experimentações visuais, unindo desenho, fotografia, vídeo, colagens, massas de modelar e tudo mais, juntando posteriormente todo esse material através do Movie Maker, fazendo com seus alunos um curta-metragem artesanal.

Abaixo, trailer do filme A Rosa Púrpura do Cairo (1985), com roteiro e direção de Woody Allen:

http://www.youtube.com/watch?v=cQpz3t6b0vE

Apresentação do filme, no You Tube:

"Durante a Grande Depressão, uma garçonete que sustenta o marido bêbado e desempregado e que só sabe ser violento e grosseiro, costuma fugir da realidade assistindo sessões seguidas de seus filmes prediletos. Ao assistir pela quinta vez o filme 'A Rosa Púrpura do Cairo', ela tem uma grande surpresa quando vê o herói sair da tela e lhe oferecer uma nova vida."

3 comentários:

  1. Olá, Zé!
    Olha que animação linda, que encontrei enquanto pesquisava sobre mídias e educação, no blog da professora Monica Fantin - http://monicafantin.blogspot.com/

    DUERME NEGRITO
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=bEETTGO9a48#at=119

    ResponderExcluir
  2. Ainda mais uma indicação, pra vc que gosta de vídeos, filmes e produção de curtas. É o blog Os filhos de Lumiére - http://osfilhosdelumiere.blogspot.com/
    É fantástica a produção que lá se encontra. Bons exemplos a serem seguidos...
    Abração

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lisa. Maravilha de indicações. Assim que der, divulgarei aqui no Educa Tube. estava com problemas no IE para responder aos comentários. Pela atualização do Mozilla, enfim, consegui. Brigadão, amiga. Um abraço,

    ResponderExcluir