quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

A Festa: Hoje a regra é aproveitar e ser feliz (Música e Educação)



O vídeo acima, A Festa, de Ivo Mozart, trata-se de belo videoclipe com participação de Di Ferrero, Gee e Cacco, da banda NX Zero e serve como ótima dinâmica de grupo para o retorno às aulas.
Com versos simples mas poéticos, a canção A Festa permite uma boa reflexão educacional: "A festa já vai começar/Pode aumentar o som/Quando todo mundo chegar/O clima já vai estar bom/Não temos tempo a perder, não/Só temos tempo pra nos divertir/Hoje a regra é aproveitar/E ser feliz".
Quando se fala em tempo, não se pode pensar nessa questão do imediatismo, do conteudismo, em que o tempo parece sempre pouco, e que se leva mais em conta os 200 dias letivos e as 800 horas aula. O que fica evidente nessa sequência de versos: "Uma gota no oceano/Ou um simples grão de areia podem mudar tudo/Reescrever a história, transformar dor em glória/Em um segundo/Minha cabeça está a mil pensando só no que interessa/O cara que um dia foi criança hoje tem muita pressa/Todo dia uma prova e cada verso se renova".
Esta frase "O cara que um dia foi criança hoje tem muita pressa", dá pra divagar sobre justamente a questão do tempo de aprendizagem - não importa a idade do aluno - que deve ser respeitado e não padronizado, pasteurizado. Há que se incluir na prática educacional, em todos os níveis, do básico à pós-graduação, a brincadeira, a música, a dança, o teatro, o lirismo, a arte, a cultura, o afeto...
O erro faz parte da aprendizagem escolar e há que se reconhecer essa questão, seja pelo aluno como pelo professor: "Quando a gente erra é pra aprender/Dê um pause em tudo e vem viver/Delete o que não serve e leve/Só o que há de bom em você".
"Permita-se sintonizar/Pois nossa alegria pode enfrentar/Qualquer barreira" é mais do que verso livre, é pedagogia pura, de conhecer o universo do aluno, buscando essa sintonia, para diminuir as fronteiras entre a teoria e a prática.
Enfim, múltiplas possibilidades de uso da música na educação.
Abaixo, link para a íntegra da letra da referida canção:

A FESTA, Ivo Mozart (letra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário