quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

2 + 2 = 5 (uma alegoria sobre a resistência humana frente toda tirania)



O vídeo acima 2 + 2 = 5 (Two & Two), descobri no You Tube e trata-se de um impactante curta-metragem inglês (2011), com direção e roteiro de Babak Anvari (Irã), que mostra uma escola governada por um regime rigoroso, onde os alunos são informados (amestrados e adestrados) sobre fatos simples que já não são considerados mais verdades.
À primeira saudação de boas vindas do diretor da escola, através do sistema de som da sala de aula, segue a primeira e única lição de um professor tirano a seus alunos perplexos e uniformizados: o conformismo, a submissão.
Educar não é padronizar, uniformizar, pasteurizar processos de ensino-aprendizagem, afinal, cada aluno, turma, escola, cidade, estado, país, continente é um pequeno universo em si mesmo, com suas peculiaridades, realidades, sonhos, cultura, linguagem e tudo mais.
Um vídeo contra todo tipo de opressão, a começar pelo ensino de valores distorcidos que não permite o diálogo. Uma alegoria à resistência do espírito humano, frente à toda ditadura e tirania que tenta eliminar o senso crítico, o contraditório, o bom senso e que fica cristalino quando um dos jovens alunos contesta aquele feroz professor, intransigente em seus valores. Um libelo à liberdade de expressão e ao conhecimento humano livre de pressões e opressões. Por uma educação libertária.
Forte e impactante... A violência simbólica é o retrato da violência emocional, política e social que muitas crianças sofrem, mundo afora, não apenas em algumas escolas, mas em casa e na sociedade... O menino que questiona é duramente reprimido. O aluno que questiona não é bem visto. O professor autoritário jamais reconhece o seu erro. Mas toda aprendizagem é feita por conta de erros que promovem acertos...
A pedagogia do medo não forma pessoas autônomas, livres e com iniciativa, mas pessoas conformadas com as desigualdades, sistematicamente negadas ou negligenciada por quem detém o poder pelo poder...
Um vídeo para ver, debater, refletir e divulgar...
Compartilho abaixo, comentário de John Oliver, feito ao portal IMDb, sobre o referido curta:

Esta avaliação destina-se principalmente a professores e pais.

Aqui está um vídeo sobre o lado escuro da educação. Isso me faz lembrar de como tiranos, cultos e extremistas usaram aprendendo a contaminar toda uma geração. A morte física é retratada aqui, mas outras formas de punição foram usados ​​historicamente para forçar as crianças a acreditar em mentiras.
Uma das enormes responsabilidades dos educadores é o de proteger e defender a sala de aula a partir de tais abusos.
Ensinar é uma profissão honrosa que é muitas vezes subestimada. Mas, historicamente, aqueles com uma agenda sinistra tentaram aproveitá-la para os seus fins. Nunca se esqueça a grande responsabilidade de vidas impressionáveis ​​tocantes.
A sala de aula é de certa forma um solo sagrado para a transmissão de conhecimentos e desenvolver a capacidade cognitiva.
Este vídeo amplifica a importância da educação, pela dramatização extrema de seu mau uso.


O Educa Tube aproveita esta postagem para fazer um link com o ótimo e também impactante videoclipe 2 + 2 = 5, da banda Radiohead, logo abaixo, feito a partir de cartoons de Gastón Viñas, e que possui o mesmo título. Mas lembrando que o título original do curta-metragem é Two & Two. O que não impede que tenha se inspirado no clipe abaixo, embora situe-se mais num contexto educacional, e o videoclipe, no universal.



Dois ótimos materiais para trabalhar na formação de professores e com alunos do ensino médio sobre a escola ideal e a possível... Sobre a escola real e a invisível...
Um tema para um profundo debate sobre a escola do século XIX, os professores do séc. XX e os alunos do século XXI...

Nenhum comentário:

Postar um comentário